Potente e confortável

Muito Prazer

Potente e confortável

O Renaul Duster Oroch é a primeira picape da marca francesa no Brasil. De aparência robusta, tem preço e itens de série atrativos. É uma boa pedida para quem precisa de um carro econômico, forte e confortável

Potente e confortável

A Renault Duster Oroch é a primeira picape da marca francesa no Brasil. Com aparência robusta em comparação aos modelos concorrentes, tem preços e itens de série atrativos, que fazem dela uma boa pedida para quem precisa de um carro econômico, forte e confortável.

Na dianteira, o para-choque tem protetor adicional e faróis auxiliares embutidos. As rodas de liga leve são 16 polegadas e os pneus são 215/65 R16.

No teto, há barras longitudinais com acabamento cinza. Nas laterais, protetores pretos nas saias de rodas. As lanternas traseiras são largas e escurecidas, enquanto o para-choque traseiro tem soleira e sensores de estacionamento.

A caçamba comporta até 683 litros de cargas e tem disponível uma capota marítima vendida como acessório, mas o destaque fica para o santantônio, que é exclusivo.

No interior, a Oroch mostra o parentesco bem ligado ao Duster. O volante tem um aplique no mesmo tom e as maçanetas são cromadas. O cluster é simples, mas tem boa visibilidade e computador de bordo, além de indicador de marcha.

A central multimídia MediaNav Evolution é intuitiva. Conta com recomendações e pontuação para conseguir um bom consumo no dia a dia, navegador com dados de tráfego e entradas USB e auxiliar, além de Bluetooth.

As portas têm parte revestida em tecido. Os bancos apresentam um revestimento com bom acabamento, tendo neoprene e napa com filetes contrastantes em branco. São confortáveis e se ajustam bem ao corpo.

Os comandos de áudio e telefonia ficam na coluna de direção e o volante, parcialmente revestido em couro, vem com piloto automático. O comando de ativação fica na parte inferior do console central e o ajuste de memória e velocidade ficam em dois botões separados do volante.

O banco traseiro tem espaço para pernas e boa altura interna. Atrás, a picape tem frisos em preto brilhante e tecido nas portas. Há apoio de cabeça central e o cinto é de três pontos.

Novidades

A Renault Oroch recebeu alterações nas versões com motorização 2.0, que agora está até 11,5% mais econômica em relação as configurações anteriores, além da adoção de direção eletro-hidráulica. A principal novidade é a opção de câmbio automático na linha da picape.

Além disso, foi adotado o sistema ESM (Energy Smart System) de regeneração de energia. Durante a aceleração, o alternador não precisa roubar energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível e o alternador, de forma automática, passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria.

A direção eletro-hidráulica também contribui para um menor consumo, além de ampliar o conforto. De acordo com a Renault, como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico a parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e o consumo de combustível diminui em até 2%. O sistema é variável, deixando a direção mais pesada em altas velocidades, proporcionando maior segurança.

A picape cabine dupla da Renault também adota pneus verdes, com menor resistência ao rolamento, que também contribuem para melhorar a eficiência. Há o indicador de trocas de marchas Gear Shift Indicator (GSI), que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha.

Além disso, a Oroch 2018 recebeu melhorias na ergonomia. O comando dos retrovisores elétricos passou do console central para a porta do motorista. Há também vidros elétricos one-touch e fechamento global dos vidros pela chave na versão Dynamique, bastando ao motorista dar dois cliques no controle remoto do carro.

Motor e desempenho

Disponível apenas com tração dianteira, a Duster Oroch tem motores 1.6 16V de 110/115 cv e 2.0 16V de 143/148 cv, respectivamente com gasolina e etanol. A transmissão pode ser manual de cinco ou seis marchas, ou ainda automática, na versão Dynamique.

A Duster Oroch conta com um conjunto de suspensão bem equilibrado com sistema Multilink na traseira, deixando o veículo mais neutro nas curvas, garantindo assim boa estabilidade e dirigibilidade.

Buracos, pisos irregulares e defeitos de asfaltos não são problema. A direção é eletro-hidráulica, sendo pesada em manobra, mas progressiva ao dirigir. Os freios atendem bem ao modelo. O nível de ruído interno é regular.

Ficha técnica – Renault Duster Oroch 1.6

• Motor: dianteiro 16V Flex
• Potência: 118 cv/gasolina e 120 cv/etanol
• Torque: 16,2 kgfm/gasolina e 16,2 kgfm/etanol
• Transmissão: manual de 5 marchas
• Tração: dianteira
• Freios: disco ventilado/Tambor
• Direção: eletro-hidráulica
• Suspensão: McPherson, barra estabilizadora/Multilink
• Rodas: liga leve de 16 polegadas
• Pneus: 215/R16
• Comprimento: 4,69m
• Largura: 1,82m
• Altura: 1,69m
• Entre-eixos: 2,82m
• Porta-malas: 683l
• Tanque 50l

Acompanhe
nossas
redes sociais