O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) realiza hoje a Assembleia Regional Ampliada. O encontro inicia às 9h30min, no auditório do prédio 11 da Univates, e servirá para os membros e prefeitos debaterem sobre a cédula da Consulta Popular para o orçamento de 2019.
De acordo com a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, a votação estadual está marcada para os dias 26, 27 e 28 de junho. Hoje, diz, serão definidos os projetos que vão aparecer na cédula de votação.
“Temos uma lista de projetos aprovados nas microrregionais. São nove, ao todo. Mas a cédula deve ter 10. Assim, teremos que incluir um dos que não foram aprovados nas microrregionais”, resume Cíntia.
Os projetos definidos são: Implementação de espaços pedagógicos; vídeo-monitoramento e cercamento eletrônico; reaparelhamento dos órgãos de segurança; apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar; programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural; ampliação, reforma e aquisição de equipamentos SUS; cadeias produtivas e fomento agropecuário; programa estadual de saneamento; e regionalização do turismo.
Neste ano, o Vale do Taquari receberá R$ 2,5 milhões. O montante será dividido em partes iguais entre os quatro projetos mais votados, que abrangem diversas áreas. Para votar
Para votar, o cidadão deve estar dotado de título de eleitor e acessar o site Consulta Popular entre os dias 26, 27 e 28 de junho. A mobilização dentro dos municípios será importante, pois cada um precisa atingir um percentual mínimo a fim de que seja contemplado com recursos. No ano passado, 17.388 eleitores do Vale do Taquari votaram, o que representava 6,3% do eleitorado da região.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br