Aplicativo ajuda deficientes auditivos no trânsito

Tecnologia

Aplicativo ajuda deficientes auditivos no trânsito

Disponível para celular Android, app emite vibrações quando detecta uma buzina

Aplicativo ajuda deficientes auditivos no trânsito

Conforme índices do IBGE de 2010, há quase dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil. Um dos muitos problemas encontrados por esses pedestres no trânsito acontece quando não percebem a aproximação de carros ou motocicletas.

O motociclista passa entre os carros e vê um pedestre que atravessa a rua sem perceber sua aproximação, mesmo com a buzina acionada. Para evitar esse tipo de situação, a solução pode estar nos smartphones.

O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e CEO da Map Innovation de Manaus, Manuel Cardoso, criou o aplicativo Giulia. O app tem a função de auxiliar na comunicação dos deficientes auditivos por meio da linguagem de libras.

Com o smartphone preso ao pulso, o usuário usa a linguagem de sinais com as mãos. O app interpreta os movimentos e traduz a mensagem por meio do som. Quando alguma pessoa conversa com o deficiente auditivo, o aplicativo também transforma a fala e o som das palavras em sinais de libras, por meio de um avatar na tela.

Preso ao braço, aplicativo avisa quando detecta uma buzina em até 15 metros de distância

Preso ao braço, aplicativo avisa quando detecta uma buzina em até 15 metros de distância

Entenda

Quando alguma pessoa conversa com o deficiente auditivo, o aplicativo transforma a fala e o som em sinais de libras

Ferramenta de segurança

O simples ato de caminhar nas ruas também oferece outro perigo aos deficientes auditivos, principalmente aqueles com surdez total. Por não ouvirem nada, nem mesmo uma buzina de moto, correm grande risco de serem atropelados.

A mais recente atualização do Giulia também pode evitar esse tipo de ocorrência. O grande desafio da equipe foi desenvolver uma plataforma capaz de identificar as frequências do som das buzinas de motos para alertar o usuário.

Segundo os desenvolvedores, a nova funcionalidade tem eficácia de até 15 metros de distância. É o tempo do aplicativo reconhecer o som da buzina e alertar, por meio de vibração, que uma moto se aproxima. O alerta pode evitar o atropelamento.

Disponível de graça na loja virtual Google Play, para celulares com sistema operacional Android, o aplicativo já teve mais de cinco mil downloads em quase um ano. Mais informações em www.projetogiulia.com.br.

Acompanhe
nossas
redes sociais