Notar e conhecer todas as nuances hormonais do corpo feminino nem sempre é possível, já que muitos dos efeitos colaterais do ciclo menstrual são sutis e aparecem sem nem pedir licença. Pensando na saúde da mulher, a dinamarquesa Ida Tin criou em 2013 o aplicativo Clue, considerado um dos melhores do mundo em saúde feminina.
Com uma interface intuitiva, o aplicativo foi inventado a partir de reclamações de mulheres sobre os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional e incertezas sobre o período de fertilidade. “O maior problema da maioria das mulheres é que elas ainda não entendem como os seus corpos funcionam”, aponta Ida.
Uma ferramenta literalmente à mão, ela ajuda as mulheres a responder questões sobre seus corpos. “Tem dias que você acorda e o seu cabelo está um horror. A pele parece de adolescente e você nem mesmo vai ficar menstruada. Isso mostra que cada pessoa tem os próprios altos e baixos hormonais e as reações são particulares para cada uma delas”, explica Ida. Para ela, é necessário entender que levantar linda da cama nem sempre depende da pessoa, mas de toda sua carga hormonal.
Às esquecidas
Para a estudante de Letras, Liliane Martinelli, 21, o aplicativo foi uma solução segura para que não esquecesse mais de tomar a pílula. “Eu vivia esquecendo e agora me sinto mais segura. Também adoro que ele avisa quando a menstruação vai chegar, o que me ajuda a sempre sair de casa com um absorvente na bolsa”, diz.Adepta do Clue faz mais de um ano, Liliane conta que a precisão dos resultados vai aumentando ao longo dos meses. “As análises envolvem cabelo, pele, muco vaginal, humor, prática sexual, cólicas, funcionamento do intestino, desejos e muitas outras opções”, conta. Com a opção de consultar calendários antigos ou futuros, é possível estimar as datas de ovulação e menstruação. “É uma boa maneira de evitar surpresas. Eu já sei que estarei menstruada na minha formatura. Faz parte”, brinca.
Para a jornalista Gabriela Silva, 25, o aplicativo serve de medidor de sintomas. “É muito útil para verificar problemas que se repetem e passar para o ginecologista. Já as definições de humor, me ajudaram a saber como eu me comporto no decorrer do ciclo”, indica.