A madrugada deste sábado foi a mais fria do ano, com uma mínima de 4ºC. A menos de duas semanas do início do inverno, a estação dá uma amostra do que está por vir. Conforme os meteorologistas, a queda das temperaturas nos últimos dias se deve à chegada de uma massa de ar polar sobre a Região Sul.
Essa condição resultou em geada em todo o RS. Conforme a Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a previsão é de um frio mais intenso ao longo da próxima semana.
Este sábado será de frio intenso, com chance de geada, em especial pela manhã. À tarde, o sol prevalece.
No domingo, as temperaturas sobem e trazem chuva forte em alguns momentos. O mesmo na segunda-feira. Na terça, reduz a nebulosidade.
Mudança de hábito
Organizar o roupeiro. Essa foi a primeira atitude da aposentada Noemia Andrade, 60, quando o frio chegou. Natural de Santa Clara do Sul e moradora do bairro Jardim do Cedro, em Lajeado, precisou se acostumar a não ter mais o fogão a lenha. “Agora o jeito é me agasalhar bem.”
Os hábitos também mudam nesta época do ano. “Eu vou dormir mais cedo e acordo mais tarde.” Devido às dores nas articulações, não gosta do frio. “Evito sair de casa.”
Moradora do bairro Canabarro, em Teutônia, Sônia Korte, 59, também não é muito fã do inverno. Devido ao frio, ela muda inclusive o cardápio. “Opto por pratos mais quentes, como sopas. Também fico mais tempo na cama pela manhã.”
Talvez seja no interior que ocorra mais impacto na vida das pessoas. Para Sérgio Schmitt, 67, do bairro Conventos, em Lajeado, o frio não é problema. “Já estou acostumado.”
Ele e a mulher moram em uma chácara. Com a queda nas temperaturas, precisam ter mais cuidado com as plantações. “Protegemos as plantas para não morrer com a geada.”
Filipe Faleiro: filipe@jornalahora.inf.br | Colaboração: Felipe Neitzke