A administração municipal anunciou nesta semana a oitava mudança no secretariado. A responsável pela área de Habitação e Assistência Social, Tatiane da Rosa, pediu desligamento para tratar de “assuntos particulares”. Da equipe original, apenas um secretário permanece no cargo.
Sobre a saída mais recente, a administração publicou nota para agradecer a colaboração. “Agradeço a dedicação e a relação de confiança que mantivemos desde o início do seu trabalho. Gostaríamos de contar mais tempo com a Tatiane, mas entendemos suas necessidades e desejamos sucesso em seu futuro”, registrou o prefeito Edmilson Busatto.
Nessa segunda-feira, 4, outra troca ocorreu com a posse do servidor Clovis Pereira dos Santos como secretário de Obras, Viação, Urbanismo e Trânsito. Ele assumiu a função devido à saída de Valmor Sehn.
Saídas constantes
Em abril, o então secretário de Administração e Planejamento, Claudio Roberto dos Santos, foi exonerado após o Ministério Público receber denúncia sobre casos de nepotismo no governo.
Diante da determinação do órgão para desfazer os laços familiares na administração pública, o chefe do Executivo optou por manter o filho do secretário, Christian Inério do Santos, na coordenação de informática. A secretaria foi assumida por Neuza Fell.
Discordâncias
Em fevereiro, a professora Martinha Dullius assumiu como coordenadora de Educação e Cultura, após o pedido de demissão da secretária Cristiane de Souza. Conforme vereadores da oposição, a saída seria motivada por discordâncias em relação a medidas pretendidas pelo prefeito na área de educação, como alterações no sistema de transporte escolar e a compra de uniformes.
Em dezembro do ano passado, a troca de comando foi na Secretaria da Fazenda. Izabel Cristina da Silva foi demitida pelo prefeito, junto com a então coordenadora de Trânsito, Fabia Denise de Borba, ambas do PSB. A decisão foi decorrente de uma crise com a base aliada no Legislativo, devido à instatisfação de Busatto em relação ao posicionamento de vereadores da sigla.
Em seguida, o suplente de vereador João Batista (MDB) pediu para sair da coordenação de Indústria e Comércio. Ao posto foi designado o então coordenador da Defesa Civil, Leur Faleiro, cujo antigo cargo foi assumido por Diego Rosa dos Reis.
Ainda no primeiro semestre de 2017, Alex foi exonerado do comando da Secretaria de Obras. Para a função, o prefeito designou o então secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valmor Sehn. Esse passou a responder pelos dois setores, até maio deste ano, quando pediu demissão para se dedicar a negócios particulares.
Da cúpula do governo empossada no início do mandato, o único secretário que permanece é o de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Eduardo Arce (Tego). Também seguem nas funções desde 2017 o chefe de gabinete Jardel Santiago, e o vice-prefeito Eder Ciceri.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br