Luana Pacheco traz repertório francês a Lajeado

Lajeado

Luana Pacheco traz repertório francês a Lajeado

Evento idealizado pela Fundação Ecarta ocorre hoje, às 20h, no Teatro do Sesc

Luana Pacheco traz repertório francês a Lajeado
Lajeado

As ruas estreitas da França são cheias de bancas com flores coloridas e pessoas que param nas esquinas para tomar café. Nas calçadas e metrôs, a música faz parte da composição cultural do país.

Uma das principais referências dessa cultura musical no Brasil é a cantora e compositora Luana Pacheco que se apresenta hoje, no palco do Teatro do Sesc, em Lajeado, a partir das 20h.

Depois de sete anos tendo aulas de violão, Luana 12 estuda canto com o barítono Carlos Rodriguez faz 12 anos . Incentivada pela família, ela é cantora desde pequena e sempre viu a música como carreira, mesmo sendo a pioneira na família Pacheco.

Junto da vontade de conhecer Paris e se identificar com uma nova cultura, surgiu a ideia de participar do Terceiro Festival da Canção Francesa. Luana conta que soube do festival por meio de um cartaz nos corredores do Instituto de Artes da UFRGS, onde estudou Licenciatura em Música com ênfase em Canto.

“O ‘não’ eu já tinha, não é? Então por que não tentar?”. Foi com esse espírito que Luana passou na primeira etapa do festival, ficando entre os dez finalistas. Mesmo cantando em francês pela primeira vez, para sua surpresa, ela venceu o Terceiro Festival da Canção, cujo prêmio era uma viagem de uma semana para Paris.

Entre uma influência internacional e outra, ela começou a estudar francês na Aliança Francesa em Porto Alegre e a desenvolver um repertório dedicado ao chanson, que faz referência à forma musical praticada no país europeu.

Como referência, os cantores Édith Piaf, Patricia Kaas, ZAZ, Ella Fitzgerald, Etta James, Dinah Washington, Jean Sablon, Donny Hathaway, Nat King Cole e Tommy Ridleyn.

Ao som de jazz e blues, Luana procura caminhar entre partituras desses gêneros, com respingos de artistas como ZAZ, Ben L’Oncle Soul e Camille Bertault. As Non, Je ne regrette rien e Mon mec à moi fazem parte do repertório do show.

Como próximo passo na carreira, ela trabalha na gravação do primeiro álbum autoral que contará com canções em francês, inglês e português. A previsão de lançamento é outubro de 2018.

O disco está sendo realizado por meio do financiamento coletivo que ainda está aberto no site catarse: www.catarse.me/luanapacheco.

Ecarta Musical

O número 943 da avenida João Pessoa em Porto Alegre abriga o prédio de fachada amarela onde fica a Fundação Ecarta Musical. É lá que artistas de diversos lugares do país são chamados para apresentar sua música no projeto Ecarta Musical Cultura Itinerante.

O projeto tem apoio do Sindicato do Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) e do Sesc/RS e ocorre quinzenalmente na sede em Porto Alegre. Ele tem foco no desenvolvimento da cultura e da educação e busca levar seus valores também para o interior do RS. Em setembro é o Quinteto Persch que vai representá-lo em Lajeado.

Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais