Incentivar a leitura é o principal objetivo da 11ª Feira Municipal do Livro. O evento ocorre no Ginásio de Esporte Orlando Eckert.
A programação organizada pela Secretaria da Educação, Cultura e Esportes iniciou na quarta-feira e encerra hoje. A visitação é das 8h30min às 17h30min.
Neste ano, o tema é “Qual a cor do amor?”, baseado no livro da patronesse, Gabriela Schaurich. O assunto vem ao encontro do foco trabalhado pela secretaria e pelas escolas que é o respeito e o amor ao próximo.
Hoje, a partir das 9h30min, ocorre a atividade lúdica cantada com o escritor e contador de histórias, Johnny Pedra, autor de A Festa do Arrepio.
À tarde, às 14h30min, ele apresenta Tobias e Rebimboca em Missão Bagunça para outras turmas.
“É muito bom os alunos terem contato com os livros. Na verdade, a feira é a festa dos livros, pois aqui é o local onde eles ficam em evidência e despertam a vontade dos estudantes para a leitura”, salienta a professora de Português, Literatura e Espanhol, Adalgisa Panassolo, 39, da Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus.

Programação iniciou nessa quarta-feira e tem como tema o livro da patronesse da feira, Gabriela Schaurich
Ela salienta ainda a importância do contato dos alunos com os escritores e as peças teatrais.
Durante o evento, houve show de talentos locais, apresentações de trabalhos das escolas do município e participação de alunos da Escola de Música.
Ontem também ocorreu uma atividade cultural lúdico pedagógica com a patronesse. Gabriela é contadora de histórias, atriz, diretora, roteirista e autora de quatro livros infantis.
“Para nós a feira está superando as expectativas quanto ao público e ao contentamento das pessoas que visitam”, destaca a secretária, Anelise Assmann. Segundo ela, cerca de dois mil pessoas são esperadas nos três dias.
Cerca de 14 mil obras estão à disposição do público. A exposição de livros está a cargo das livrarias Armazém, Wessel e itinerante do Centro Espírita Amor e Caridade.
Estímulo à leitura
Em meio aos livos, estavam diversos alunos foleando, lendo e procurando obras de suas preferências. “Gosto de romances”, diz a estudante do 2º ano do João de Deus, Érica de Souza Bandeira, 16.
“Ganho mais conhecimento com a leitura. Até comprei um livro para mim e outro para minha mãe. Ela e minhas irmãs me incentivam a ler”, acrescenta.
Israel Maciel Eckert, 14, da mesma escola, conta que sempre participa das feiras e gostou da edição deste ano. “Saber escrever melhor, ter boa leitura e aprender a falar corretamente são algumas coisas que a leitura proporciona”, comenta.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br