Minha Cidade + Bonita. Esse é o nome do projeto que dará nova vida à escadaria situada entre as ruas Júlio de Castilhos e Monsenhor Scalabrini, pela lateral do Centro Administrativo Municipal.
A iniciativa voluntária é de autoria de três mulheres. A radialista e professora aposentada Angela Reale, a arquiteta e urbanista Daniela De Conto e a empresária Grasiela Benacchio.
Conforme Angela, a ideia surgiu há mais de um ano e partiu da observação de outras escadas decoradas com azulejos como a do Rio de Janeiro e a de Porto Alegre. Em contato com as ex-alunas Grasiela e Daniela, elas apoiaram a ação.
“O objetivo é fazer algo para a cidade. O tempo é muito curto e precisamos deixar a nossa marca”, diz Angela. Os desenhos que farão parte da obra de arte na escadaria e nos muros são inspirados no Painel do Imigrante, outro ponto turístico da cidade, localizado em frente à Igreja Matriz São Pedro.
O artista gráfico e estudante de arquitetura, Bruno Worn, é o responsável pelo design. Para a pintura do muro, o pintor Adelton Castilhos também já se colocou à disposição.
O projeto da escadaria, paisagismo, iluminação, infraestrutura técnica e execução é da arquiteta e urbanista. “Queremos transformar o espaço de passagem também em um local de convívio, permanência e uso”, salienta Daniela.
A intenção é que o novo espaço seja inaugurado durante a Semana da Imigração Italiana, em julho. A partir dessa iniciativa, já surgiram outros projetos que devem ter continuidade na renovação de outros espaços urbanos.
Mobilização da comunidade
Aos poucos, o projeto está sendo conhecido no município. Diversas empresas e pessoa já doaram cimento e sobras de azulejo. Porém o grupo de voluntárias ainda precisa de doações. Restos de azulejos, principalmente coloridos e com cores vibrantes, são os que mais precisam.
A iniciativa também conta com o apoio do governo municipal, que cedeu a mão de obra. A ação vem ao encontro do principal questionamento feito pelo prefeito Adroaldo Conzatti à população: Que Encantado nós queremos?
A reforma do muro para receber a arte foi iniciada esta semana. Na segunda-feira começa a colocação dos azulejos.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br