Legislativo homenageia iniciativas cooperativistas

Encantado 

Legislativo homenageia iniciativas cooperativistas

Atividade conta com a presença do presidente da Ocergs

Legislativo homenageia iniciativas cooperativistas
Encantado

Com a finalidade de comemorar a Semana do Cooperativismo, a câmara de vereadores promove na próxima quinta-feira, 14, uma sessão solene. Haverá homenagens, palestras e apresentação de atividades realizadas por estudantes.

O evento ocorre a partir das 19h30min na sede legislativa. A programação foi sugerida pelo vereador Diego Augusto da Rosa Pretto (PP).

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergílio Perius, foi convidado para do assunto. Ele irá falar de sua experiência e da importância desse sistema.

Também serão homenageadas cinco pessoas que se destacaram no município tendo como bandeira o cooperativismo. Os presidentes do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, e da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini. Os cooperativistas Jatir Mezacasa e Irno Augusto Pretto e ainda o fundador da Dália e já falecido, João Batista Marchese.

Conforme Pretto, a intenção é promover um momento de debate e estudo sobre o cooperativismo para a cidade e a economia local. “A gente vê no cooperativismo uma forma de todos se auxiliarem e conseguirem crescer”, salienta.

10_AHORA

Para o parlamentar, o cooperativismo também significa uma ferramenta para viver dentro do capitalismo e evitar a opressão econômica.

Ele enfatiza que Encantado foi um município que se desenvolveu a partir das cooperativas e ainda hoje elas são fundamentais não só para o crescimento da cidade, mas também da região. Toda a comunidade está convida a participar do evento.

Escolas

A noite ainda reserva um espaço para ações efetivadas juntos às escolas sobre cooperativismo por meio do programa A União Faz a Vida, do Sicredi. Um vídeo será apresentado com as atividades promovidas ao longo do ano.

“O que mais se fala para os alunos nesse projeto é a importância da participação, colaboração e ajuda mútua”, pontua a secretária de Educação e cultura, Neide Graciola. Segundo ela, o projeto funciona bem nas escolas.

Um exemplo são as oficinas de sabão, costura e patchwork do Centro Municipal Encantado. Elas funcionam como uma cooperativa integrando os alunos em atividades extracurriculares.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais