O novo projeto de reestruturação da rua Capitão Schneider, no bairro Canabarro, foi apresentado nessa terça-feira, 5, pela administração municipal. Conforme o Executivo, a proposta é mais simplificada e contempla estacionamentos nos dois lados da via, reivindicados pelos comerciantes locais. O trecho a ser alterado se situa entre as ruas Sete de Setembro e 31 de Março.
A ideia inicial era de um calçadão semelhante ao de Estrela. Após reuniões com empresários, o governo acatou as alterações sugeridas. O Executivo informa que o novo projeto ainda terá pequenos ajustes, mas o layout foi aprovado por consenso entre os empreendedores da rua.
O projeto
A calçada, com dois metros de largura, será de blocos de concreto (semelhante às das ruas Major Bandeira e Três de Outubro, no bairro Languiru) e contará com bancos e floreiras, além de piso tátil para deficientes visuais.
A via terá estacionamento rotativo nos dois lados, e a pista será de dupla rodagem.
A próxima etapa é elaborar o projeto definitivo estrutural, prevendo as canalizações de água, esgoto pluvial, entre outros ajustes.
A proposta será anexada à solicitação de financiamento já encaminhada ao Badesul. O governo conta com a aprovação do órgão para iniciar o processo licitatório. A intenção é começar as obras em janeiro ou fevereiro de 2019.
O governo
Segundo o subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, o novo projeto contempla os anseios dos comerciantes. “Realizamos duas ou três reuniões, onde várias alterações foram propostas. Nesse novo projeto, procuramos copiar fielmente as alterações sugeridas”, destaca.
O prefeito Jonatan Brönstrup afirma que o objetivo da reestruturação é fortalecer o comércio de uma das principais vias do município. “Essa via é suma importância para o município, pois agrega toda a diversidade comercial numa só rua, gerando emprego e renda”, enaltece.
A reunião também teve a participação da presidente da CIC, Mariza Wolf, e do presidente da câmara de vereadores, Juliano Körner (PSDB).