Um dos pontos turísticos da cidade, a Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude, passa por reformas. Pintura, recuperação do reboco e até iluminação externa são algumas melhorias em execução.
A conclusão está prevista para o mês de julho, durante a Semana Italiana. O investimento soma R$ 80 mil com recursos próprios do município.
Nesse período, o Museu Municipal está fechado para visitação. A Biblioteca Pública e a Ouvidoria continuam atendendo normalmente.
Conforme o coordenador de Cultura, Eldo Orlandini, a recuperação do prédio era algo necessário. As aberturas também foram reformadas e pintadas, os parquês estragados foram trocados, assim como o piso externo, conforme havia necessidade.
“O jardim será reformado com um novo projeto paisagístico e o prédio receberá iluminação colorida”, anuncia. Segundo Orlandini, a iluminação externa da Casa de Cultura será uma atração turística.
“Este é o maior patrimônio cultural que temos. É a sede da cultura em nosso município”, salienta.
A média de visitas mensais é de cem pessoas. São visitantes de outras cidades e alunos que buscam conhecer um pouco mais da história de Encantado.
Museus e memoriais
A Casa de Cultura leva o nome de Pedro José Lahude, que exerceu diferentes atividades na comunidade local e na política do município. O local preserva a história da cidade por meio de documentos, fotografias e utensílios com vários espaços.
Há o Memorial do Centenário, a Sala Jorge Moreira, que abriga o Memorial Canto da Lagoa, o acervo Fotográfico de Hugo Peretti, Galeria de Escritores, Memorial das Soberanas e outras salas com temáticas específicas. Além do Museu de Arte Sacra Padre Mássimo Rinaldi, que retrata a história da religião católica no município com diversos objetos, imagens e documentos.
A Casa de Cultura abriga ainda a Biblioteca Municipal. Periodicamente, novos livros são adquiridos, conforme a sugestão dos leitores. Os frequentadores contam com espaço para leitura e para fazer trabalhos escolares e pesquisas.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br