Furtos e roubos alertam polícia e assustam moradores

Lajeado

Furtos e roubos alertam polícia e assustam moradores

A Polícia Civil (PC) e a Brigada Militar (BM) se desdobram para combater furtos e roubos em residências de Lajeado. Casos se repetem em diversos pontos da cidade. Ontem, dois criminosos de Porto Alegre foram presos em flagrante, no bairro Universitário.

Furtos e roubos alertam polícia e assustam moradores
Lajeado

A Polícia Civil (PC) investiga a participação de criminosos da Região Metropolitana nos recentes crimes de furtos e roubos às residências. Fatos costumam acontecer com maior incidência nos turnos da manhã e tarde, e a falta de efetivo da Brigada Militar (BM) para realizar rondas em todos os bairros da cidade encoraja os ladrões.

Na manhã de ontem, porém, um serviço de videomonitoramento particular evitou o prejuízo e auxiliou os policiais da BM a prender dois criminosos em flagrante.

O fato aconteceu na rua Reinoldo Hexsel, entre os bairros São Cristóvão e Universitário, no chamado Loteamento dos Médicos. O casal proprietário da residência não quis conceder entrevista. De acordo com a polícia, eles não estavam em casa quando dois homens invadiram a propriedade, mas perceberam o crime por meio do sistema de vigilância.

Os donos têm videomonitoramento a distância instalado na casa. Com isso, conseguem visualizar imagem em tempo real, por meio de aplicativos de smartphone ou mesmo pelo computador. Por volta das 10h, eles teriam verificado a presença dos invasores e, logo após, avisado um vizinho e a própria BM sobre o fato.

Uma viatura foi deslocada até o local e abordou a dupla em um veículo Spacefox – com placas clonadas –, a cerca de 200 metros da residência, quase em frente à sede da Associação de Moradores do Loteamento dos Médicos, na mesma rua. Dentro do carro, diversos pertences das vítimas e um revólver calibre 38.

Os dois presos são naturais de Porto Alegre. Robson Borges Marinho completou 23 anos no dia 31 de maio. Fabrício dos Santos Salvato completa a mesma idade em setembro.

A movimentação assustou os vizinhos. “Aqui é uma região relativamente tranquila. Mas acho que tem muita casa de alto valor, e fica próximo à rodovia”, diz uma moradora do São Cristóvão, que vive próximo àquela residência faz quase 35 anos. “Até poucos dias atrás, estava tranquilo”, corrobora o vice-presidente da associação de moradores, Marco Salvatori.

Pertences diversos

Os detidos, o carro e os materiais foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e, após, os dois rapazes foram levados ao Presídio Estadual de Lajeado. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), os criminosos foram flagrados com dois aparelhos de TV (Philips e LG).

Eles também estavam de posse de um videogame Xbox One cor branca, dois Ipad, um Xbox cor preta, dois controles de Xbox pretos, um aparelho para sensor de movimento para Xbox, um HT Baofeng, um controle remoto Hermany, um relógio de pulso, uma antena digital Intelbras, uma serra ferro, um HD externo, e dois celulares, das marcas Motorola e Samsung.

Assalto foi captado pelo circuito de vigilância. Dono viu e chamou a BM

Assalto foi captado pelo circuito de vigilância. Dono viu e chamou a BM

“Grupos da Região Metropolitana”

O delegado da PC, Juliano Stobbe, investiga o crescimento do número de ações envolvendo criminosos da Região Metropolitana. Ele chama a atenção para a forma “ágil e discreta” com que esses meliantes atuam. “Tudo leva a crer que eles passam bastante tempo observando as residências antes de invadir. Avaliando a rotina dos proprietários e dos vizinhos”, alerta.

Ainda de acordo com ele, esses criminosos avaliam alarmes, cachorros e outros dispositivos de segurança. Também evitam ao máximo o contato com os moradores. “Poucas vezes cometem esse tipo de crime com pessoas dentro da casa. Se ocorre, geralmente, é por acaso ou acidente. Eles querem furtar o mais rápido possível, pegar a rodovia e fugir para a capital.”

Outra característica é a forma amena utilizada para entrar nas residências. “Não costumam fazer barulho, quebrar ou arrombar portas. Entram com chaves mixas, e até com controles remotos de garagem. Pois hoje, infelizmente, é muito fácil de burlar as senhas”, informa o delegado, alertando ainda para os principais horários desses furtos. “Manhã e tarde”, resume.

Entretanto, Stobbe lembra que o crime envolve diversos perfis. “Há os usuários de drogas, por exemplo, que não costumam praticar o crime com tanta preocupação. Tendem a buscar qualquer coisa.” Por fim, o delegado lamenta a impunidade. “Apesar de prever uma pena de até oito anos, por falta de vagas em presídios, são liberados em menos de duas semanas.”

Outros casos em 2018

Neste ano, há registros de furtos, roubos e arrombamentos de residências em todos os meses. Em janeiro, por exemplo, crimes aconteceram nos bairros Hidráulica e Conventos. No primeiro, registrado no dia 18, um mesmo criminoso invadiu duas casas. Em uma dessas, agrediu a proprietária, que desmaiou, antes de levar cerca de R$ 1 mil em joias.

No outro caso, em Conventos, uma dupla armada rendeu os proprietários quando eles chegavam em casa. Passaram toda a madrugada dentro da residência e, pela manhã, fugiram com veículo e dinheiro.

Nos primeiros cinco meses, também houve casos nos bairros Moinhos, Olarias, Centro, Florestal, São Bento, Americano, Centenário, Alto do Parque e Campestre.

Em 26 de maio, um caso de maior violência. Um homem armado com faca invadiu uma residência na rua São Pedro, no bairro Moinhos, por volta das 9h. Um casal foi amarrado e ameaçado de morte durante a ação. O bandido fugiu com dinheiro, dois notebooks, joias, celulares e roupas.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais