A cidade conta novamente com a agência do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipegrs). A abertura oficial ocorre amanhã, às 9h, mas os atendimentos reiniciaram ontem.
A unidade estava fechada desde dezembro de 2013 e autoridades buscavam a reativação a pedido dos 2,2 mil usuários do plano de saúde e de previdência. Nesse período, os beneficiários precisavam se deslocar até Lajeado para conseguir autorizações e demais serviços.
Um encontro para oficializar a volta do serviço foi realizado na manhã de ontem no gabinete do prefeito Adroaldo Conzatti com a presença do vice Enoir Cardoso, da vereadora Andresa de Souza, (MDB) e do servidor Tiago Fontana.
O atendimento está sendo prestado junto à sala da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e Sistema Nacional de Empregos (Fgthas/Sine), no andar térreo do Centro Administrativo, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h.
Municípios vizinhos como Roca Sales, Muçum, Capitão, Doutor Ricardo, Relvado, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, além de outros, também poderão utilizar os serviços da agência.
Conforme Fontana, no primeiro dia, dois atendimentos foram realizados na unidade além de outros pelo telefone.
Segundo a secretária-geral de governo, Joanete Cardoso Masiero, a sala é provisória. O Executivo já estuda a possibilidade de instalar a agência em outro espaço mais amplo, também no Centro Administrativo.
Processo de reativação
Em fevereiro de 2017, a vereadora Andreza se reuniu com o presidente do instituto. Segundo ela, diversas pessoas que utilizam o Ipegrs reclamavam da dificuldade em se descolar a Lajeado devido à distância e ao tempo gasto. O atendimento estava paralisado devido à falta de funcionários públicos estaduais para exercer a função.
“Demorou, mas são coisas que não dependem só da gente. Estamos todos contentes com essa reabertura. Já recebi várias ligações de pessoas agradecendo por não termos desistido”, comenta.
Em outubro do ano passado, o Executivo ofereceu a possibilidade de ceder um funcionário público. O servidor passou por um treinamento e a previsão era para o atendimento começar ainda no início do ano.
Segundo a vereadora, o atraso se deu primeiramente devido ao início do treinamento para o servidor de Encantado, pois a pessoa responsável por repassar as informações estava de férias. Após, houve a demora no envio da documentação para a realização e início dos atendimentos.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br