Água, alimentos e matéria-prima são recursos naturais indispensáveis para toda forma de vida no planeta. Eles fazem parte do ecossistema natural em que vivemos e no qual somos interligados.
Por esse motivo, o Centro de Educação Ambiental promove o III Sustentar a partir do dia 4, em uma semana de conscientização do tema no Jardim Botânico de Lajeado e no Parque Professor Theobaldo Dick.
O mês é marcado pelo alerta ao ambiente humano desde 1972 quando teve início a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o tema. Em homenagem à data, a ONU estipulou o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente que em Lajeado tem programação estendida do dia 4 até o dia 9.
A semana começa com o plantio de mudas na oficina Arborização Urbana: espécies, plantio, poda e manutenção, ministrada pela engenheira florestal Sabrina Wolf.
Além da exemplificação das normas técnicas do plantio, questões legais sobre a arborização urbana também devem ser discutidas dando foco à cidade.
Com visita ao meliponário do Jardim Botânico, a terça-feira recebe conversa sobre abelhas sem ferrão com Naiara Daniela Lopes e Gabriela Dahm do Centro de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Os temas expostos serão referentes à biologia e importância das abelhas sem ferrão que são criadas no local.
Na quarta-feira, a bióloga Edith Ester Zago de Mello convida a comunidade para conhecer algumas pancs e provar pratos preparados com elas na oficina Plantas alimentícias não convencionais: do mato, pro prato.
A programação segue na quinta-feira com a oficina Preparação de Sabão Artesanal, organizada pela química industrial Gabriela Roerhs.
Interessados devem se inscrever no formulário on-line do evento ou pelo 3982-1099. As vagas são limitadas a 25 inscritos por oficina. Todas as atividades iniciam às 14h e os materiais são disponibilizados pela Sema.
Na sexta-feira, a comunidade é convidada a participar de graça do Cinemagia 3D, que exibe o filme O Meio Ambiente Pede Socorro, com sessões a cada 30 minutos no Parque dos Dick.
Para o encerramento da Semana do Meio Ambiente, o III Sustentar conta com a presença dos parceiros Emater, Patram, Morais&Maia, Museu de Ciências da Univates, com o tema Pancs e Associação de Meliponicultores do Vale do Taquari (Amevat).
Além disso, o domingo será de adoção de cães com o Programa Adote um Amiguinho e també recebe a feira de alimentos orgânicos (OCS Orgânicos do Vale).
Nesse dia, quem quiser participar também pode levar pilhas, óleo de cozinha usado e eletrônicos para recolhimento e destinação correta que será feita pela Sema
Projeto Sustentar
Segundo Gabriela, o projeto Sustentar foi criado em 2016 com o objetivo de apresentar e dialogar com a população sobre as questões ambientais da atualidade. “É um espaço em que Sema e entidades que trabalham com o meio ambiente podem apresentar as suas atividades em prol da conservação do mesmo”, afirmou.
Para a bióloga Edith, a população só começou a tomar consciência da importância de preservar o meio ambiente a partir da instauração de leis e tratados internacionais que discutem o tema.
Com a inclusão da educação ambiental nos currículos escolares, conta, aumentou a preocupação com os problemas ambientais. “Mas ainda há muito o que ser feito”, afirmou.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br