Uma delícia que ganha muitos adeptos no inverno é o chá. Com incontáveis variedades e misturas, essa bebida que é a cara do inverno pode ajudar a aliviar os sintomas de gripes e resfriados, relaxar o corpo para dormir ou até mesmo dar uma animada antes da jornada de trabalho.
A estudante de Fisioterapia, Natália Bildhauer, 21, toma todas as manhãs. “Eu faço um litro e vou tomando durante toda a manhã”, conta. Para ela, quase todos os sabores agradam. “Eu gosto de muitos tipos, mas os chás de menta e frutas vermelhas são os que compro”, conta.
De acordo com Natália, as infusões com folhas naturais têm um processo diferente das de saquinho. “Eu desligo o fogo momentos antes de a água ferver. Só então coloco as folhas e deixo em infusão por dois minutos. Gosto também de colocar no chimarrão”, diz.
Um golpe na gripe
Um dos chás mais famosos pelo combate aos sintomas da gripe é o de limão com gengibre. De acordo com a nutricionista Caroline Morais, esses ingredientes são grandes aliados da saúde e fortalecem o sistema imunológico.
“Entre os principais benefícios do gengibre, está o combate aos problemas respiratórios devido à ação antibactericida”, informa.
A raiz está também combate asma, bronquite e congestão do peito. “De um modo geral, o gengibre combate problemas de inflamação na garganta”, diz.
O gengibre é remédio contra cólica menstrual e mau hálito. “A raiz age contra gripes e resfriados, tumores cancerígenos, alivia dores de cabeça, náuseas, vômitos e o desconforto causado por dores estomacais e diarreia. Trata casos de depressão e ainda auxilia no trato de reumatismo, cólera e doenças nervosas”, explana Caroline.
Ingrediente perfeito para os dias de frio, o gengibre acelera o metabolismo, elevando a temperatura corporal. “É um excelente ingrediente para auxiliar no emagrecimento, ajudando a queimar as gordurinhas desnecessárias”, diz.
Mas a nutricionista alerta para necessidade de prestar atenção ao histórico do paciente. “Quem tem hipertireoidismo precisa evitar o gengibre, pois, como já tem o metabolismo acelerado, um maior desempenho pode causar danos à massa muscular”, adverte.
O poder do limão
Rico em vitaminas A, B e C, o limão também é fonte de sais minerais como cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo. Conforme Caroline, a fruta fortalece o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo. “Poderíamos passar horas falando dos benefícios do limão. Alguns dos principais são prevenção da diabetes e hipertensão, evita constipação e esgotamento mental”, revela.
A saúde geral do corpo é uma das vantagens, mas o exterior também ganha com o consumo do limão. “O consumo dessa fruta é auxilia no tratamento de eczemas, cravos, acne, sardas e rugas”, diz.
Chá das cinco
Os britânicos, famosos por ter um horário diário para o chá, consomem cerca de 60 bilhões de xícaras por ano, de acordo com a Organização de Chás e Infusões. Isso representa mais de 900 xícaras anuais por habitante.
A professora universitária Beatriz Kintschner Rossi se declara adoradora de chás. “Gosto de chá natural, aquele feito com as folhinhas verdes mesmo”, conta. “Fervo a água e só depois mergulho as folhas verdes. Cubro com tampa e deixo em infusão”, explica. Mesmo gostando muito dos in natura, a professora não deixa de lado os de saquinho. “Se não tiver folhas verdes, também uso o chá de saquinho. Todos são saborosos”, compartilha.
Entre os usuais chás de hortelã, capim- cidreira e cidró, às vezes, se aventura por outros sabores. “Gosto de muitos outros também, mas esses são os meus preferidos”, diz.
Chá de bebê
Grávida de três meses, a professora Renata Riboli, 29, conta que devido à gestação recebeu recomendação médica de só ingerir chás ideais para bebês. “Durante a gravidez, é proibido tomar chá com canela, cravo e boldo. Tem uma lista, na verdade, tudo para preservar a saúde da criança”, diz.
Entre os tipos permitidos, estão o poejo e a camomila. “Estou em uma fase da gravidez que tenho muitos enjoos, então, tomo bastante camomila”, fala. Renata também aprendeu a fazer chás de frutas como maçã e morango.
Faça o próprio chá
Ingredientes
• 1 litro de água filtrada
• 3 colheres (sopa) de gengibre ralado
• 1 limão com casca
Modo de fazer
Coloque a água ferver junto com o gengibre em uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo. Corte o limão em quarto partes e adicione à mistura, deixando descansar por cinco minutos. Em seguida, coloque tudo no liquidificador e bata. Se quiser adoçar, use mel de abelha. A recomendação é consumir um litro do chá ao longo do dia do preparo porque a casca do limão tende a deixar a bebida com o gosto amargo.
Sabor e saúde
Muitos xaropes comprados em farmácia poderiam ser feitos em casa ou substituídos por um bom chá. Mel, agrião, menta, gengibre e limão são ingredientes encontrados em qualquer supermercados e, diferente do que se imagina, não diferem muito daqueles utilizados nas medicações consideradas pelas farmácias como mais naturais.
Além de remédio, a ingestão diária de chá traz novos nutrientes e sais minerais ao corpo, prevenindo uma possível doença.