Natureza em meio aos retratos humanos conceituados a partir de culturas de todo o mundo, unida aos vestígios da história de países diversos. Essa é a imagem que recebe o público no Prédio 8 da Univates, no 33° Intercâmbio Internacional de Miniarte. O projeto está em exposição desde o dia 18 de maio e se estende até o dia 26 de junho.
Entre telas pintadas por 108 artistas de nacionalidades, o projeto Miniarte Internacional foi criado em 2003 pela artista plástica Clara Pechansky, com o intuito de permitir a conexão de uma diversidade de influências culturais, sem que se perca a individualidade de cada artista.
“Todas as edições foram coordenadas por artistas independentes, e a Miniarte viaja graças às inscrições que cada um paga para participar”, afirmou a artista plástica. Segundo ela, o formato de cada obra é 18x18cm, e elas são doadas pelos artistas, que só pagam uma inscrição à cada nova edição.
Essa padronização em um formato pré-estabelecido, conta, fornece um espaço igual de expressão para todos, e permite que cada artista exponha a sua arte inspirada na cultura de sua região.
O 33º Intercâmbio Internacional de Miniarte já passou pelo Museu da Moda, em Canela, pela Gravura Galeria, em Porto Alegre, e pela cidade de Santa Maria. Agora é a Univates quem a recebe no espaço Arte do Prédio 8. A visitação é gratuita e aberta à comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Segundo Clara, todos os intercâmbios são coordenados por artistas independentes, em suas próprias regiões, e podem ser encontrados no www.miniartex.org.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br