De 3 a 8 de julho, a cidade entra em festa para celebrar os 149 anos de fundação. A realização da ExpoTaquari 2018 foi confirmada nesta semana pelo governo. Além de feira comercial, industrial, artesanal e agropecuária, a programação contará com shows, gastronomia, parque de diversões e outras atrações.
As atividades ocorrem no Parque de Exposições Nardy de Farias Alvim. A abertura oficial será no dia 4 de julho, data do aniversário do município. Os organizadores estimam cerca de cem expositores e mais de 80 mil visitantes nos seis dias de evento.
A programação completa será anunciada na próxima semana. Apesar da entrada gratuita à feira, alguns shows e o acesso ao parque de diversões terão cobrança de ingresso “a preço popular”. Estão confirmados Jeito Moleque, Guri de Uruguaiana, Thomás Machado, Os Marvados, Tchê Barbaridade, Banda Champion, Sandro Coelho e Ana e Jefe, entre outros. Será montado um espaço especial para a exibição de jogos da Copa do Mundo.
O evento é realizado pela empresa S3 Produções, vencedora da licitação para explorar comercialmente a festa, e tem apoio do Executivo e da CDL. A venda de estandes já está em andamento. Empresas interessadas podem buscar informações pelo (48) 9 9172-6118.
Sem verba municipal
O prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) salienta que a administração, pelo segundo ano consecutivo, não repassará recursos à realização do evento. Segundo ele, o apoio do Executivo consistirá na organização da programação e, junto com a CDL, na divulgação e promoção das potencialidades do município.
Maneco afirma que, antes da confirmação, o governo consultou as empresas da cidade para verificar se havia interesse do setor comercial. De forma unânime, a CDL se demonstrou disposta a participar. “As entidades comerciais da cidade estão sedentas por oportunidades de se mostrar e vender seus produtos”, realça.
Conforme o prefeito, a grande circulação de pessoas da região em Taquari movimenta a economia do município. “Especialmente nesta época de crise, a gente tem que aproveitar todos os momentos para alavancar e estimular o comércio local”, completa.
O presidente da CDL, Maicon Costa, também destaca a importância da ExpoTaquari em meio a uma das piores crises econômicas vivenciadas pelo país e os municípios.
De acordo com ele, trata-se de uma oportunidade para dar visibilidade ao negócios e impulsionar o comércio da cidade.“É uma maneira de as empresas conseguirem colocar em evidência produtos e serviços, dentro deste momento difícil que estamos passando”, avalia.
Costa ressalta também que uma das exigências no processo licitatório foi a não cobrança de ingresso para a feira. Outro aspecto que ele destaca é a mudança do período da festa em relação aos anos anteriores. Nesta edição, a programação ocorre nas primeiras semanas de julho, quando as pessoas estão em melhores condições financeiras, comenta.

Apresentações de entidades culturais do município integram a programação
Atrações confirmadas
Quarta-feira (4/7)
Thomas Machado
Tchê Barbaridade
Quinta-feira (5/7)
Ana e Jefe
Banda Champion
Sexta-feia (6/7)
Os Marvados
Sandro Coelho
Sábado (7/7)
Jeito Moleque
Cia Show 4
Domingo (8/7)
Guri de Uruguaiana
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br