Ainda é madrugada quando a comunidade cristã chega às paróquias. Voluntários carregando cartazes, serragem, alimentos e roupas se preparam para a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira.
Segundo o pároco da Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, Antônio Puhl, a igreja reserva essa data para celebrar o alimento da fé e da vida.
Depois da missa, que inicia às 9h na Igreja Matriz de Lajeado, a comunidade é convidada a participar da procissão que segue o trajeto guiado pelos tapetes ao redor da praça.
Celebrações na região
Na Paróquia São Cristóvão de Lajedo, a celebração da missa começa às 8h30min e segue com a procissão pelas ruas no entorno da igreja.
No bairro Moinhos, a missa inicia às 8h30min na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A procissão tem saída em frente à igreja, com três paradas onde a ornamentação de Corpus Christi ganha vida.
Com cartazes e os tapetes simbólicos de Corpus Christi, as paróquias de Arroio do Meio, Estrela, Encantado, Taquari, Teutônia e Santa Clara do Sul também chamam a comunidade para celebrar o corpo de Cristo nesta quinta-feira.
Em Arroio do Meio a missa inicia às 8h30min. A procissão passa em frente ao hospital em um momento de bênção e partilha.
No distrito de Forqueta, a celebração começa às 9h e recebe a visita de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que está em peregrinação pelas 22 comunidades de Arroio do Meio durante os meses de maio e junho.
Em Encantado, a comunidade sai em procissão depois da missa que inicia às 8h30min na Igreja Matriz São Pedro.
Em Estrela, a partir das 9h, ao redor da praça, cada pastoral expõe o trabalho feito na madrugada do feriado. Em Santa Clara do Sul, a partir das 8h30min, a Paróquia São Francisco Xavier recebe a comunidade.
Na Paróquia São José, em Taquari, a celebração começa às 10h. Em Teutônia a procissão sai da rua Sete de Setembro, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, a partir das 8h30min.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br