A montadora Toyota retomou a liderança no ranking de satisfação dos clientes com o processo de vendas no Brasil. No ano passado, a marca, tradicional líder dessa lista, havia sido ultrapassada pela Hyundai-Caoa.
O estudo anual SSI (Sales Satisfaction Index, ou índice de satisfação com vendas) é preparado pela consultoria J.D. Power. A edição de 2018 foi divulgada ontem pela empresa, responsável pelos testes em diversos países, além do Brasil.
O SSI mostra o índice de satisfação do cliente brasileiro com o processo de compras oferecido pelas montadoras. O estudo, que está em seu sexto ano, analisa o processo de compras e entrega dos veículos. É analisada a satisfação do cliente com cinco atributos: processo de entrega, negociação, test drive, instalação e vendedor.
O estudo foi realizado em fevereiro de 2018. A J.D. Power ouviu 4.387 proprietários de veículos novos no Brasil entre um e dois meses após a compra.
Segundo a J.D. Power, o estudo apresentou recorde de satisfação na comparação com anos anteriores. “Para contornar as quedas nas vendas em anos anteriores, as montadoras fizeram o trabalho de casa”, diz o diretor de operações da J.D. Power Brasil, Fábio Braga.

Em uma escala de até mil pontos, a marca teve o recorde de 845
Toyota na ponta
De acordo com a J.D. Power, a montadora japonesa Toyota bateu o recorde no índice de satisfação. Em uma escala de mil pontos, teve 845. A vantagem da Toyota ante as outras marcas foi ampla. As demais fabricantes ficaram mais próximas em pontuação.
Atrás da montadora, ficou a Hyundai-Caoa (responsável pelos importados da marca e pela produção de Tucson e ix35), com 833. A Hyundai-HMB (produz linha HB20 e Creta) somou 830 pontos. Com 828, a Nissan foi quarta colocada. A Honda ficou em quinto lugar (823) e foi seguida por Peugeot (816) e Jeep (813).
Índice de Satisfação
1º lugar: Toyota – 845 pontos
2º lugar: Hyundai-Caoa – 833
3º lugar: Hyundai-HMB – 830
4º lugar: Nissan – 828
5º lugar: Honda – 823