Renomado

Muito prazer

Renomado

O Toyota Corolla, um dos carros mais vendidos no mercado brasileiro, chega a versão 2019. O sedã médio líder do segmento não apresenta grandes novidades e mantém os pontos positivos que dão ao carro o status de um dos mais confiáveis do mundo. Entre os destaques, está o preço mais baixo na versão de entrada GLi. O Corolla mantém uma tradição de mais de 40 milhões de unidades vendidas em 52 anos, tempo dividido em 11 gerações do veículo. A última chegou ao Brasil em 2014. O carro que acaba de ser re-estilizado colheu todos os benefícios de uma nova base. Os motores 1.8 e 2.0 foram mantidos e a grande transformação foi a adoção da transmissão CVT.

Renomado

Um dos carros mais confiáveis e vendidos no mercado brasileiro chega à nova versão. O Toyota Corolla 2019 já é comercializado na rede autorizada da marca japonesa. O sedã médio líder do segmento não apresenta grandes novidades e parte de um preço mais baixo na versão de entrada GLi.

Foram mais de 40 milhões de Corollas vendidos em 52 anos. A 11ª geração foi lançada no Brasil em 2014, o carro que acaba de ser re-estilizado colheu todos os benefícios de uma nova base. Os motores 1.8 e 2.0 foram mantidos com pequenas evoluções, a grande transformação mecânica ficou por conta da adoção da transmissão CVT.

Carro tradicionalmente bem vendido, o Corolla emplacou 66.188 exemplares em 2017, sendo o sétimo mais comercializado do país. Com base na avaliação mais recente do mercado, o carro emplacou 5.667 vendas em abril e 4.507 na parcial de maio.

autogiro_05

Conforme Valdir Constantin, gerente comercial da concessionária Toyota Motolândia, a procura pelo Corolla é satisfatória. É um automóvel sem foco específico de público, atingindo todas as faixas etárias. “É um carro que é sempre lembrado pelos clientes. Um veículo para toda a família.”

Entre os destaques da atual geração, cita durabilidade, economia e baixo custo de manutenção. Itens que contribuem muito para o carro manter um alto valor de revenda.

Além dos novos preços, outra mudança da linha 2019 é o novo acabamento interno da versão XEi, que troca os revestimentos internos acinzentados pelo tom preto, o mesmo que era empregado até então apenas no esportivo XRS.

Os conjuntos de motor e câmbio do sedã médio seguem sem alterações: 1.8 de 144 cv (com etanol) e câmbio CVT com sete marchas simuladas (GLi) e 2.0 de 154 cv (com etanol) e câmbio CVT de sete marchas com borboletas para trocas no volante (XEi, XRS e Altis).

Na gama de cores, a novidade é a opção marrom urban. O modelo segue comercializado também nas cores branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse e vermelho granada (versões GLi, XEi, XRS e Altis). Jà a versão XRS está disponível apenas nas cores branco polar e preto eclipse.

Design

No visual, a dianteira tem faróis e grade mais afilados, além de vincos mais profundos nos cantos do para-choque. O conjunto óptico dianteiro tem faróis halogênios nas versões GLi e XEi, e de LED com nivelamento automático, na XRS e Altis. As lanternas com luzes diurnas estão disponíveis a partir da XEi, e todas contam com lanternas dianteiras com luz de posicionamento LED.

Na traseira, as lanternas são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes. De acordo com o fabricante, a lateral está com uma linha de cintura mais elevada e uniforme. A partir da versão XEi, o Corolla passa a trazer antena no estilo barbatana de tubarão e rodas de liga leve aro 17 polegadas.

Por dentro, permanece o relógio digital no painel. As novidades são os grafismos do quadro de instrumentos e a tela de TFT de 4,2 polegadas, que se tornou colorida.

Destaque também para as novas saídas de ventilação de formato circular e acabamento cromado. A central multimídia das versões XEI, XRS e Altis é sensível ao toque, com tela de sete polegadas, e o ar-condicionado digital, disponível a partir da XEi, incorporou nova interface.

Segundo a Toyota, o Corolla recebeu nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros e as suspensões foram elevadas em 5 mm, para que o balanço entre conforto e estabilidade fosse mantido. Com a alteração na suspensão, o software do módulo de controle da direção elétrica também foi recalibrado.

A parte acústica foi aprimorada. Passou por mudanças como a adição de uma camada de borracha no revestimento do painel corta-fogo e colocação de feltros nos painéis das portas.

Motor e desempenho

O modelo mantém na versão de acesso GLi, o motor 1.8 Dual VVT-i Flex com 139 cavalos de potência com gasolina e 144 cavalos de potência com etanol, tendo torque de 17,7 kgfm no primeiro combustível e 18,9 kgfm no segundo. O câmbio é CVT com simulação de sete marchas.

No caso das demais versões, o Toyota Corolla 2019 emprega o motor 2.0 Dual VVT-i Flex com 143 cavalos de potência com gasolina e 154 cavalos com etanol. Os torques são de 19,4 kgfm e 20,7 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol.

O câmbio também é CVT, mas com paddle shifts. Igualmente bem equipado, vem com controle de cruzeiro, sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, multimídia com TV Digital/GPS/DVD/câmera de ré, bancos em couro, entre outros.

Ficha técnica – Corolla XEi 2019

• Motor: 2.0 dual VVT-i Flex
• Potência: 154 cv/etanol e 143 cv/gasolina
• Torque: 20,7 kgfm/etanol e 19,4 kgfm/ gasolina
• Transmissão: CVT de sete velocidades
• Suspensão: McPherson/diant. e eixo de torção/tras.
• Direção: eletroassistida progressiva
• Freios: discos ventilados/diant. e discos sólidos/tras.
• Pneus: 215/50
• Rodas: liga leve de 17 polegadas
• Altura: 1,48 m
• Comprimento: 4,62 m
• Entre-eixos: 2,70 m
• Largura: 1,77 m
• Tanque: 60 l
• Porta-malas: 470 l

Acompanhe
nossas
redes sociais