Paralisação diminui público da Festa de Maio

Teutônia

Paralisação diminui público da Festa de Maio

Organização reconhece dificuldades devido à greve e exalta a participação da comunidade local

Paralisação diminui público da Festa de Maio
Teutônia

Encerrou nesse domingo, 27, a programação da Festa de Maio 2018. Com cinco dias de atrações culturais e feira comercial, industrial e agropecuária, a 15ª edição celebrou os 37 anos de emancipação político-administrativa do município. Nesta semana, a CIC trabalha para finalizar o balanço de resultados do evento.

Em meio às dificuldades provocadas pela mobilização nacional dos caminhoneiros, a comissão organizadora avalia de forma positiva a presença do público, bem como as vendas e os negócios firmados na feira. Conforme o presidente da festa, Renato Scheffler, cumpriu-se a meta de promover as potencialidades e a diversidade econômica de Teutônia.

“Sabemos que em alguns aspectos ficou aquém das expectativas, mesmo assim, consideramos que o evento foi um sucesso”, afirma Scheffler. Segundo ele, a comunidade local e de municípios vizinhos garantiu um bom público e ficou satisfeita com as atrações e o nível de organização.

Conforme o presidente da festa, o tempo firme e o valor acessível dos ingressos colaboraram para estimular as pessoas a comparecer. Os dias que registraram maior visitação foram sexta-feira, sábado e domingo. Entre os destaques de público, estiveram os shows, a praça de alimentação e a movimentação nas áreas da exposição empresarial e agropecuária.

“Não temos palavras para agradecer aos expositores, que se dedicaram para a montagem de belos estandes”, ressalta. Ele agradece também pelo suporte concedido pela Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Bombeiros Voluntários, que garantiram a segurança do evento.

Fim de semana

A diversidade cultural-artística marcou o fim de semana. Apresentações de danças clássicas, folclóricas alemãs e gaúchas tradicionalistas, bem como bandas regionais de rock, sertanejo e música eletrônica, entre outros estilos, integraram a programação.

Anunciada na véspera, apresentação de Joel Carlo lotou arena de shows

Anunciada na véspera, apresentação de Joel Carlo lotou arena de shows

No sábado, houve performances do grupo de danças Movimentu’s e do CTG Rincão das Coxilhas. Subiram ao palco a Banda Anty-horário Rock Gaúcho, Teutônia Banda Show, Estilo Brasileiro, Barbarella, La Paloma, Êgo e Serginho e DJ Cabeção. Em substituição à dupla sertaneja Marcos e Belutti (cancelada na véspera), o músico Joel Carlo foi a principal atração da noite.

No domingo, o primeiro espetáculo foi da Cia Cultura Aquarela, que abordou a diversidade cultural do Brasil por meio da dança. Em seguida, os grupos Danças e Ritmos da Melhor Idade e do Cemef Leonel de Moura Brizola. Também se apresentaram os alunos da escola infantil Caminhos do Saber.

À tarde, seis atrações artísticas se revezaram no palco principal: Sandro e Cícero, Rainha Musical, Eh Expresso, Porto do Som, Lucas e Felipe e a DJ Karine Larré.

Percalços

Diferente das edições anteriores, a Festa de Maio 2018 foi promovida de forma integral pela CIC, sem o uso de recursos públicos. A entidade assumiu a organização em abril, em meio aos desdobramentos da Operação Schmutzige Hände, que apura suspeitas de corrupção na administração municipal.

O afastamento do ex-secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Brentano, que era o presidente do evento, e a suspensão de contratos do Executivo geraram incertezas sobre a realização da edição neste ano. Após a decisão da CIC, foram pouco mais de 30 dias para a entidade reorganizar e garantir a festa.

A crise dos transportes, contudo, foi o fator externo de mais impacto na programação. Além de causar dificuldades para os expositores no processo de montagem dos estandes, a falta de gasolina em postos da região impediu a presença de visitantes de municípios mais distantes. Anunciado como a principal atração do evento, o show nacional da dupla sertaneja Marcos e Belutti precisou ser cancelado devido à impossibilidade de deslocamento dos artistas.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais