O Centro de Reprodução Humana do Hospital Bruno Born (HBB) será inaugurado hoje à noite. A solenidade reunirá autoridades, imprensa e convidados no Centro de Tecnologia Avançada da casa de saúde.
O valor foi financiado pelo Sicredi Lajeado, que oferece três anos para o começo do pagamento e outros sete para quitação. Além disso, o banco disponibiliza a possibilidade de financiar o tratamento em até 48 vezes. O preço médio da fertilização in vitro é de R$ 13 mil.
Participaram da criação do centro técnicos e especialistas multidisciplinares, com o apoio, inclusive, de pacientes que já precisaram realizar tratamentos para engravidar.
“Levou-se em consideração os relatos de homens e mulheres que passaram pela experiência de consultar e se submeter às diferentes técnicas de reprodução assistida. Como fruto, pudemos acatar sugestões e implantar uma série de melhorias não imaginadas no projeto inicial”, revela o médico Marcos Höher.
A postergação da decisão de ter filhos e o fato de a infertilidade atingir entre 15% e 20% da população estão entre os principais motivos que levam as pessoas a buscar tratamentos.
Complexo da clínica
O serviço ocupa 1,1 mil metros quadrados do sétimo andar do hospital e exigiu investimento de R$ 3 milhões para construção e importação de equipamentos.
O espaço conta com dez salas de espera individuais, além de quartos privativos, espaços onde as pacientes podem repousar após o procedimento.
Apesar de não haver comprovação científica de que as chances de engravidar aumentam se a mulher descansar após a implantação embrionária, muitas se sentem inseguras em caminhar ou viajar logo em seguida.
Uma vez dentro do bloco, o fluxo de atendimento foi esquematizado para que os pacientes não tenham contato entre si. A equipe é formada por 12 profissionais, incluindo dois embriologistas, dois ginecologistas e dois urologistas.
O centro conta ainda com três consultórios, sala de orientações e estacionamento. A busca pelo tratamento não depende de encaminhamento de ginecologista ou urologista e pode ser feita por iniciativa do interessado.