Escolher um ou mais looks por dia pode colocar você em uma armadilha. Tomar cuidado com a aparência é nada mais do que transmitir a primeira das muitas mensagens que você deseja passar às pessoas.
De acordo com o produtor de moda e stylist, Michael Xavier, vestir-se bem é de grande importância tanto para o homem quanto para a mulher. “Falar o que é certo na hora de vestir é um assunto bem delicado, porque cada um tem seu estilo próprio, e nem tudo o que é moda pode ser usado em determinados tipos de corpos”, alerta.
O stylist sugere que se comece investindo em peças curinga. “A principal dica para vestir-se bem sem gastar horrores é investir em peças versáteis, fáceis de combinar e que possam ser usadas em várias ocasiões”, diz.
Confira seis erros mais cometidos na hora de se vestir e inspirações de como usar as peças de forma apropriada.
Usar salto sem estar confortável
Mulheres amam salto alto! Mas, antes de tudo, é preciso saber escolher os que melhor funcionam. A primeira coisa a se levar em conta é se eles são confortáveis e se a altura é ideal, tanto para a ocasião quanto para seu corpo. Já passamos do tempo em que sofrer em nome da “beleza” era bonito!
Outro ponto importante é saber andar com eles! Se não está segura com os sapatos, o melhor é treinar em casa antes de sair. Não adianta nada usar sapatos incríveis e não conseguir nem andar. Grande mico!
Cuidado com a direção das listras
Queridinhas de muitas, as listras apareceram em vários desfiles da última temporada de moda, porém, não se engane! Elas costumam ser traiçoeiras nas produções. As horizontais têm a tendência de alargar a silhueta, enquanto as verticais diminuem. Portanto, todo o cuidado é pouco na hora de usar uma peça listrada.
Opte pelas linhas horizontais sempre que quiser dar destaque a uma parte do corpo, principalmente se forem de largas e de cores contrastantes. Quando a intenção for afinar a silhueta, escolha as listras verticais, famosas por disfarçar excessos na silhueta.
Vermelho só com neutros
A cor vermelha está sendo apontada como a principal cor comercial para 2019. É uma das apostas para diferentes tipos de looks como aqueles compostos por peças únicas, por exemplo, vestido e macacão. Aliás, esse último estará presente desde looks casuais até os mais elegantes.
Porém, cuidado. Vermelho é uma cor sexy, não use com acessórios rosa se não quiser ficar à lá Carnaval. O ideal é apostar em tons neutros, a não ser que estejamos falando de tom-sobre-tom.
Quanto às bijoux e joias, evite usar pedras com cores, a não ser que seja vermelho. Vestidos dessa cor pedem joias sofisticadas e, se possível, apenas em metal, podendo ser dourado ou prateado.
Transparência, vá com calma
Há um milhão de maneiras de ser sexy. Escolha a que quiser, mas saiba dosar! Equilíbrio é tudo na vida. Se o comprimento é menor, economize no decote; se o batom já é vermelho, diminua no resto da make. Se o vestido tem uma fenda enorme, esqueça complementos adicionais. Ou seja, equilibre o look. Transparência é minha tendência favorita, mas tem que tomar muito cuidado para não cair na vulgaridade. Escolha peças que tenham a transparência em apenas alguns detalhes, como na manga ou no colo.
Homens, olho na camisa xadrez com bermuda estampada
Uma das estampas mais tradicionais no mundo da moda, o xadrez é aquele estilo que está sempre presente no street style e isso não será diferente na temporada outono/inverno 2018. É muito comum ver os homens cometendo esse erro nas ruas. Usar camisa xadrez com bermudas quadriculadas, listradas ou de qualquer estampa não é legal. Procure substituir essas bermudas na hora de se vestir por outras que sejam lisas, como nas fotos.
Gravata curta ou longa
A gravata deve parar na altura da fivela do cinto, nem mais longa nem mais curta. Se tiver aparecendo a camisa, está curta. Se tiver cobrindo o cinto, está comprida! Vale super praticar os nós que preferir para achar o ponto certo para o comprimento perfeito.