“Tudo que aprendi e vivi reflete na prenda que eu sou”

Lajeado - Tradição gaúcha

“Tudo que aprendi e vivi reflete na prenda que eu sou”

A lajeadense Jéssica Herrera conquistou o título de 1ª Prenda Adulta e evidencia o nome da cidade do CTG Tropilha Farrapa

“Tudo que aprendi e vivi reflete na prenda que eu sou”
Lajeado

O aniversário de 20 anos será especial para a lajeadense Jéssica Thaís Herrera. No dia 18 de junho, além de celebrar mais um ano, a jovem será homenageada na Assembleia Legislativa em um dos primeiros eventos oficiais como 1ª Prenda Adulta do RS.

A representante do CTG Tropilha Farrapa conquistou o título em disputa com outras 21 jovens, na 48ª Ciranda Cultural, realizada em Campo Bom, no domingo, 20.

A jovem ingressou no movimento tradicionalista ainda criança, encantada com as atividades que ocorriam na entidade que fica em frente à casa onde morava na época. Foi a curiosidade de criança que fez a mãe a inscrever no Tropilha. Começou nos grupos mirins e, em 2009, iniciou a trajetória em concursos. Foram muitas conquistas em níveis de CTG, regional e até estadual antes de atingir o título máximo feminino.

“Tudo que aprendi e vivi reflete na prenda que eu sou e também na Jéssica que eu sou fora do tradicionalismo”. Ela conta que começou a se dedicar exclusivamente a partir de janeiro deste ano, já que em 2017 também estudava para o vestibular da UFRGS. Aprovada, ela inicia as aulas do curso de Direito no segundo semestre, quando se muda para a capital.

Jéssica dedicou muito tempo para leituras, resumos, treinos de dança e pesquisa folclórica. Em uma das atividades, pesquisou o fenômeno das noivas que casavam de preto. Segundo ela, no caso das imigrantes alemãs, isso ocorria por uma questão econômica, já que o traje podia ser reaproveitado em outras ocasiões.

A moça destaca que a competição vai além da Revolução Farroupilha. Em uma prova com 30 questões objetivas, ela mostrou conhecimento em temas como geografia, história, tradição e folclore do RS. Além disso, fez uma redação sobre como o movimento pode ajudar jovens que consomem álcool em excesso.

Segundo ela, cada vez o Movimento Gaúcho Tradicionalista está voltado a questões sociais, inclusive no que se refere à valorização da mulher e da jovem. “Quem sabe no futuro não tenhamos uma mulher presidente do MTG? Espero poder fazer parte desse avanço”.

11_AHORA certa

Tropilha Farrapa recepciona o estado

Segundo o patrão do Tropilha Farrapa, Avelino Machado dos Santos, a movimentação para a realização da 49ª Ciranda Cultural já começou. O encontro tradicionalista que reúne todo o estado será de 16 a 18 de outubro de 2019 e, como dita a tradição, ocorre na cidade da 1ª Prenda.

A diretoria da entidade já fez primeiro contato com a Univates, na intenção de ocupar o complexo universitário como sede da competição. Também se reuniram com o Clube Tiro e Caça, local que receberia o baile de encerramento do evento.

Santos diz que a estrutura do CTG não comporta o público, de cerca de cinco mil pessoas. Segundo ele, também estão previstas reuniões com o Sindilojas e rede hoteleira. “Tenho certeza que de outubro (deste ano) em diante, já vai ter reserva nos hotéis.

O Tropilha Farrapa pretendia fazer um desfile comemorativo neste sábado, mas como os bombeiros estarão envolvidos com a Ação Global, a celebração foi adiada para data a ser definida. Jéssica participa da Ação Global a partir das 10h, no Parque do Imigrante.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais