“Quando comecei, me chamaram de louco”

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“Quando comecei, me chamaram de louco”

João Alfredo Dresch, 72, criou o primeiro carro elétrico do Brasil. O veículo mede 1,95m por 1,05m e roda 60 km com a carga que consome R$ 2 em energia. • De onde veio a ideia de inventar um carro?…

“Quando comecei, me chamaram de louco”

João Alfredo Dresch, 72, criou o primeiro carro elétrico do Brasil. O veículo mede 1,95m por 1,05m e roda 60 km com a carga que consome R$ 2 em energia.
• De onde veio a ideia de inventar um carro?
Estive na Itália em 2009, e um dia encostou um carro do meu lado. Achei estranho que não fez barulho. Uma guria estava dirigindo e pedi para olhar. Ela saiu do carro, pegou o fio e ligou num poste. Decidi fazer um daquele. Quando comecei a fabricar, me chamaram de louco.
• Quanto demorou e quanto custou essa invenção?
Gastei o preço de um carro popular. Na volta da Itália, passei em SP e comprei peças. Em três meses, deixei o chassi pronto, sem projeto nenhum. Para colocar a carroceria, fui até perto de Santa Maria, onde um cara que faz fibra. Fiz o molde de papelão, depois de madeira e após coloquei a fibra. Foram 11 meses e meio. Ficou pronto em dezembro de 2010.
• Houve muita burocracia para colocar o carro na rua?
Em março de 2011, entrei com processo de emplacamento em Lajeado. Levei o carro 12 vezes no Detran, mas não tinha lei para carro elétrico; o meu foi o primeiro fabricado no Brasil, e o menor do mundo na época. Demorou dois anos e sete meses para sair o emplacamento, com o processo indo e voltando de Brasília. Pude escolher a placa, com as minhas iniciais: JAD 0713.
• O que mais muda de um carro elétrico para o convencional?
Só pago o seguro obrigatório, de R$ 145 por ano. Praticamente não tem manutenção. Posso dar dez anos de garantia, porque não tem troca de óleo, o motor não incomoda. Existe uma plataforma nova que não precisa nem de fios para carregar.
• Como tem sido a repercussão?
Se ganhasse um real a cada foto, dava uns dez carros já. Todos os anos, levo o carro para Capão da Canoa e é assim. Estive em feiras em SP, no primeiro encontro de carros elétricos, em Curitiba. Dei umas 20 palestras por aí.
• Pretende seguir no ramo?
O segundo carro está rodando faz dez meses, em Passo Fundo. Estou fazendo contato com investidores e vai sair. Todo o projeto foi feito por engenheiros da Universidade de Passo Fundo. Esse carro vai pesar 436 quilos com motor de 72 HP; 2,2m de comprimento e 1,2m de largura, para duas pessoas. Vai rodar a 120km/h e vai fazer 400km com a carga da bateria, que gasta R$ 4 em energia para recarregar – e não paga IPVA. Quero ver se em mais 90 dias começo a rodar por aqui e coloco na linha de montagem.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

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