O 53º Festival do Chucrute chega ao segundo fim de semana com garantia de realização, mesmo com as complicações causadas pela paralisação dos caminhoneiros. A comissão organizadora esclarece que já tinha estocado o material e os alimentos necessários ao preparo do Baile Típico e do Café Colonial, que encerram a programação da Maifest 2018.
A expectativa é que mais de 2,5 mil pessoas participem do baile, a partir das 20h deste sábado, que terá animação da Banda K’necus. Segundo a vice-presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, Aneli Sehn, uma das surpresas do encerramento é o anúncio das princesas mirins e da rainha adulta.
Hoje o título adulto é ocupado por Emanuelle Pies. Além da definição da corte, será empossada a nova comenda.
No domingo, a partir das 15h, ocorre o 2º Café Colonial da temporada 2018 do festival. Os alimentos que serão vendidos, como bolos, cucas e linguiças, são comercializados a quilo. A entrada no local é livre, com a sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível. Em ambos os eventos, há a apresentação dos Grupos Folclóricos de Estrela.
Aneli estima que, durante todo a programação, seja registrado público de mais de cinco mil pessoas. Segundo ela, a paralisação dos caminhoneiros não teve efeito significativo sobre o número de visitantes.
Semana recheada
Durante a semana, o festival também movimentou a cidade. A Festa dos Idosos, realizado quarta-feira, e da Festa das Apaes, na quinta-feira, reuniram centenas de pessoas no Centro Comunitário Cristo Rei.
Na quarta-feira, centenas de idosos chegaram logo no início da manhã ao Centro Comunitário para prestigiar as atrações da 24ª Festa dos Idosos. Estiveram reunidos 22 grupos de vários municípios do estado e o anfitrião Caminhando Juntos. Ainda pela manhã ocorreram apresentações. Ao meio-dia, foi servido almoço seguido de baile.
Na quinta-feira, foi a vez da 12ª Festa das Apaes, com participação das associações de Estrela e de Bom Retiro do Sul. O número de presentes foi menor do que em relação às edições passadas pois as unidades de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Taquari ficaram receosas de comparecer devido aos protestos que têm ocupado as vias.
Além dos alunos das Apaes, marcaram presença os idosos da Vovolândia São Pedro, também pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e alunos da Creche Colmeia. Houve apresentação de danças folclóricas e baile.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br