Um trintão da cena gastronômica

Encontros

Um trintão da cena gastronômica

Para muitos lajeadenses e moradores da região, os pratos servidos no Restaurante Panorâmico têm uma pitada de nostalgia. Há mais de três décadas, o estabelecimento abriu as portas em um ponto com vista privilegiada, no Parque do Imigrante. O espaço…

Um trintão da cena gastronômica
Lajeado

Para muitos lajeadenses e moradores da região, os pratos servidos no Restaurante Panorâmico têm uma pitada de nostalgia. Há mais de três décadas, o estabelecimento abriu as portas em um ponto com vista privilegiada, no Parque do Imigrante.

O espaço foi projetado para ser um restaurante, mas sua função só ganhou sentido quando Pedro Roberto Guzon, na época com 24 anos, resolveu abrir o próprio empreendimento.

A ideia surgiu do gosto de Guzon pelo ramo. Desde os 15 anos, ele foi garçom em diferentes casas gastronômicas. Natural de Sério, escolheu Lajeado por ser o polo da região, e faz parte de uma mistura da culinária de diversas partes do Brasil.

Quando o Panorâmico surgiu, apenas cerca de oito locais faziam parte da cena gastronômica da cidade. De lá para cá, o número de restaurantes disparou, mas o do Parque do Imigrante ainda é reconhecido pela comida boa e pela tradição de gerações de famílias que o frequentam. “Até hoje têm casais que vinham com os filhos, que agora são avós e continuam vindo.”

O ambiente tem capacidade para cerca de 180 pessoas, além de um cantinho kids. Apesar de grande, o estilo caseiro e simples do ambiente remete ao aconchego. No inverno, isso se confirma quando a lareira no centro do salão é acesa. O amplo estacionamento do parque é gratuito.

ENCONTROS_ENCONTROS_PANORÂMICO_divulgação

A especialidade da casa é a picanha grelhada, que é levada à mesa ainda fritando na chapa de ferro. Todos os grelhados acompanham saladas, fritas, arroz, farofa, feijão mexido e polenta.

As opções de massas e peixes também fazem parte do cardápio, assim como o bufê de sobremesas, que inclui o tradicional doce gaúcho: o sagu.

Além do público que vem de toda a região, Guzon, hoje com 57 anos, conta que já recebeu algumas personalidades, como o ator Luciano Szafir. “Ele até levou o nosso sagu para a cantora Xuxa e a filha Sasha quando esteve por aqui”. Autoridades políticas costumam visitar o lugar quando passam pela região.

Uma refeição individual custa, em média, R$ 40. O Restaurante Panorâmico atende de terça-feira a domingo das 11h às 14h, e de quinta-feira a sábado das 19h às 23h.

Acompanhe
nossas
redes sociais