A respeito da greve dos caminhoneiros, o governo Caumo afirma que não fará paralisação e trabalhará em horário normal hoje, mantendo o atendimento dos serviços públicos.
Entretanto, a pedido das empresas de transporte de passageiros que atuam no município, a administração informa que haverá redução da tabela de horários no transporte coletivo enquanto durar a greve, com o objetivo de garantir a oferta do serviço por mais tempo. Dessa forma, os ônibus municipais das empresas Ereno Dörr e Scherer passarão a operar com mudanças:
Transporte coletivo
– 6h às 8h: horários normais
– 11h às 13h: horários normais
– 17h às 19h: horários normais
– 22h30min: em dias úteis, apenas o Ereno Dörr que atende a Univates
Nesses horários de funcionamento, haverá carros de apoio quando for necessário para atender a demanda.
Em razão de eventuais contratempos relacionados ao transporte de passageiros, a administração pede a compreensão da comunidade para problemas pontuais e específicos que possam acontecer.
Organização estuda um plano B
Atos podem gerar mudanças na Festa de Maio
Teutônia
Uma reunião hoje pela manhã pode definir uma mudança na programação da Festa de Maio. Devido aos protestos nas estradas, há possibilidade de alguns artistas não conseguirem chegar para os shows.
Para o presidente da feira, Renato Scheffler, até o primeiro momento, não impactou de uma forma direta. Ainda assim, a equipe está na expectativa para o fim de semana, principais dias da feira. “Vamos nos reunir para decidir os próximos passos, mas estamos trabalhando para ter um plano B.”
Scheffler comenta que algumas atrações seguem na festa, como a dupla sertaneja Marcos e Belutti . “Acreditamos que essa crise não vai afetar muito na feira”, sustenta.
O evento que celebra os 37 anos do município tem eventos artísticos, além de feira comercial, industrial e agropecuária. A comemoração vai até domingo.
Atração hoje
Começa com Baile da Melhor Idade, com a Orquestra La Montanara, a partir das 13h. O comediante Mulita se apresenta às 19h. À noite, o destaque é o músico Serginho Moah e Banda, às 23h30min.
O show nacional de Marcos e Belutti será às 23h30min de amanhã, após a apresentação de sete grupos da região que se revezarão nos palcos 1 e 2.
No domingo, a partir das 13h, nove atrações musicais finalizam a programação. O encerramento está previsto para as 20h.
Risco de atingir o serviço da Corsan
Falta de insumos pode comprometer tratamento
Vale do Taquari
Os principais componentes para tornar a água potável, o sulfato de alumínio e o cloro estão em falta em algumas regiões do RS. O sulfato de alumínio é utilizado no início do processo para clarificação da água.
É produzido na Corsan, mas há a dificuldade de receber os insumos para a produção (bauxita e ácido sulfúrico). Além disto, os caminhões das empresas transportadoras estão com dificuldade em fazer as entregas ou pela passagem nos locais de manifestações ou mesmo pela falta de combustível para deslocamento.
O cloro é utilizado como bactericida para descontaminação da água das estações e poços artesianos. A distribuidora atual fica em Nova Santa Rita.
A Corsan contatou a Secretaria de Segurança do Estado e Polícia Rodoviária Estadual e Federal para viabilizar o deslocamento. Na região, o servidor da Corsan, Alexsander Pacico, afirma que não há chance do município ser afetado, devido ao grande estoque de sulfato de alumínio e o cloro para os próximos dias.