O Departamento de Trânsito, com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), instalou faixas elevadas no cruzamento das avenidas Alberto Pasqualini e Amazonas, no bairro Universitário. Na terça-feira, as faixas receberam sinalização viária. Placas já haviam sido instaladas dias antes.
Um dos pontos que recebeu faixa elevada fica na descida da av. Alberto Pasqualini, no sentido do bairro São Cristóvão ao Universitário. No local, havia um quebra-molas, que foi substituído. Nos dois lados da av. Amazonas, ambos no sentido em direção à Pasqualini, o governo também instalou os mesmos modelos de redutores de velocidade.
A instalação divide opiniões. O motorista particular de uma empresa de Arroio do Meio, Gelson Fagundes, gostou dos dispositivos. “Claro que ninguém gosta de redutores. Mas acho que assim tem como evitar tantos acidentes”, diz ele. “Quase me acidentei por três vezes”, reforça.
Já para o vereador do PTB e morador próximo daquele entroncamento, Ernani Teixeira, a solução encontrada pelo Departamento de Trânsito é apenas temporária. “É paliativo. Até pode solucionar por alguns dias, mas o movimento lá é enorme e cabe sim uma sinaleira. E seu estou pedindo faz três anos”, disse ele, na sessão passada da câmara.
Ainda de acordo com o parlamentar, o próprio prefeito teria solicitado a instalação de semáforos naquele entroncamento. “Até achei bonita a tinta. Mas vou anotar todos os acidentes. Tomara que não aconteçam. Mas quem mora lá e conhece o movimento, opinou pela sinaleira”, afirma. O colega, Waldir Blau (MDB), corrobora. “Uma sinaleira 24 horas.”
Conforme o coordenador do departamento, Carlos Kayser, o cruzamento demandou intervenção devido a alguns acidentes registrados no local. Segundo ele, motoristas que seguiam pela Amazonas atravessavam a Pasqualini sem parar, não respeitando a preferência de quem trafega.
Kayser destaca ainda que, entre 18h e 19h, horário de chegada dos alunos da Univates, principalmente, se registram muitos congestionamentos no local, devido ao grande fluxo de veículos. Diante disso, ele pretende monitorar o fluxo para avaliar os efeitos das lombadas instaladas nesta semana.
O diretor também pede colaboração dos motoristas, no sentido de respeitar as leis de trânsito e ter mais paciência quando acontecerem congestionamentos, não forçando a travessia.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br