Prefeito desabafa durante premiação

Teutônia

Prefeito desabafa durante premiação

Evento destacou os 155 principais indutores da economia no município

Prefeito desabafa durante premiação
Teutônia

Responsáveis pelo desenvolvimento do município, empresários e produtores rurais foram agraciados com o prêmio Destaque da Economia – ano base 2017. Os 155 maiores indutores econômicos no ano passado receberam o troféu na noite de terça-feira, 22, em evento marcado pela primeira manifestação pública do prefeito Jonatan Brönstrup após a operação Schmutzige Hände.

Após saudar autoridades e empresários, Brönstrup reforçou suas responsabilidades enquanto chefe do Executivo, e se desculpou perante a comunidade quanto à investigação de um suposto esquema de corrupção na administração municipal.

“Muitas vezes somos condenados sem mesmo ser réus, ou apedrejados sem saber do que está se tratando”, afirma. Para Brönstrup, o relatório divulgado pela Procuradoria dos Prefeitos mostra que o que era considerado como forte indício de participação dele em atos ilícitos não se confirma.

“Muitos ficaram tristes com essa notícia, mas a comunidade do bem teutoniense comemorou tanto quanto eu, porque não podemos ser crucificados sem o direito constitucional de ampla defesa”, desabafou. Segundo ele, como quem é público não pode ter medo de ser investigado, a base aliada na câmara foi orientada pelo governo para aceitasse a CPI sobre o caso. “Agora, me sinto no direito de compartilhar com vocês a notícia de que a CPI optou pelo arquivamento”, apontou.

Ele enalteceu os empresários e agricultores responsáveis pelo desenvolvimento da cidade nestes 37 anos de emancipação comemorados na Festa de Maio. “O trabalho que vocês fazem para Teutônia é fundamental para continuarmos crescendo e mostrando resultado”, aponta.

Por fim, reforçou que a necessidade de conviver em comunidade precisa ficar acima de desavenças.

Destaques na cidade e no campo

Presidente da CIC-Teutônia, Mariza Wolf afirma que, mais do que um troféu ou uma festa, o papel do evento é realçar a importância dos empresário para o desenvolvimento da cidade. Segundo ela, empreender é um desafio de qualquer setor.

“Prova disso é que menos de 3% das empresas instaladas no município têm mais de 30 anos de existência.”

Conforme Mariza, a CIC-Teutônia é ciente das dificuldades enfrentadas, mas aposta na união entre as forças produtivas para fazer uma cidade ainda mais forte. Por isso, o reconhecimento também se estende aos produtores rurais.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Liane Brackmann falou sobre o momento nacional, não tão favorável ao desenvolvimento das empresas e da atividade rural, em especial da agricultura familiar.

Segundo ela, existem mais mil propriedades rurais no município, com uma média de até oito hectares de terra. “São eles que produziram as riquezas e levaram Teutônia a um lugar de destaque na nossa região e no estado.”

Para Liane, não é possível imaginar Teutônia sem as propriedades rurais familiares. Apesar da crise e das dificuldades, lembra que os agricultores persistem trabalhando e acreditando no crescimento do município.

Premiação foi na Associação Pró-desenvolvimento do bairro Languiru

Premiação foi na Associação Pró-desenvolvimento do bairro Languiru

Primeiros colocados por categoria

Produção primária
1º – Cooperativa Languiru
2º – Eduardo Luis Fell
3º – Darci Antônio Fell
4º – Cedenir Schneider
5º – Euclides Markus

ISS 2017
1º – Caixa Econômica Federal
2º – Banrisul
3º – Poolseg – Corretora de Seguros
4º – Sicredi Ouro Branco
5º – Banco do Brasil

Simples Nacional
1º – Esquadrias Baiana
2º – Metais Seccare
3º – Teutoluz Comércio de Materiais Elétricos
4º – Appia Calçados Eireli
5º – Telsoni Materiais de Telecomunicações e Elétricos

Serviços
1º – Certel
2º – Comatra
3º – AR Comércio de Insumos Agropecuários
4º – Transportes Mansec
5º – Comércio de Alimentos Vitem

Empresarial Geral
1º – Lactalis do Brasil
2º – Calçados Beira Rio
3º – A Grings
4º – Cooperativa Languiru
5º – Nutrifarma Nutrição e Saúde Animal

Empregos 2017
1º – Calçados Beira Rio
2º – A Grings
3º – Cooperativa Languiru
4º – Lactalis do Brasil
5º – Paquetá Calçados

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais