Com as mãos sujas de doce e sorridentes, os alunos do Colégio Cenecista João Batista de Mello participaram, ontem, do primeiro Campeonato de Cupcake organizado pelo Grêmio Estudantil.
As equipes escolheram as receitas e improvisaram com cores e enfeites. Segundo o presidente do Grêmio Estudantil do Mellinho (Gemel), Lucas Ezequiel Fiorese, 15, o objetivo foi promover a amizade entre as turmas. “Acho que é um incentivo à liberdade e ao contato maior com o colégio. Porque a maioria dos alunos vem aqui, estuda, e vai para casa”, afirmou.
Entre uma xícara de farinha e outra de chocolate em pó, Gabriela Milena de Souza e Giovana Salvatori dos Santos provavam a massa de bolo que estavam fazendo. Giovana conta que a mãe ensinou algumas receitas de culinária em casa, mas que decidiu participar para se divertir.
Para Gabriela, a ideia é muito interessante por desenvolver a parte social dos alunos, tanto quanto o conhecimento intelectual. “No colégio a gente não aprende só a educação, a gente também aprende a viver em sociedade”, afirmou.

Grêmio organizou a atividade para ter um momento diferente na escola
Espaço de convivência
Todas as atividades do Gemel são supervisionadas pela orientadora educacional Marina Caumo de Loreto, 32. Segundo ela, o colégio entende que, além de ser ser um local de construção de conhecimento, é também um espaço de convivência para toda a comunidade escolar. “Atividades como essas são excelentes para que os alunos compartilhem, descubram ou desenvolvam suas habilidades, socializem e se divirtam na escola”, afirmou.
O Gemel é também um espaço de desenvolvimento de lideranças, Ela conta que a equipe diretiva fica feliz por ajudar esses pequenos líderes a concretizarem seus planos e ajudarem na formação de cidadãos criativos, saudáveis que consigam desenvolver suas habilidades de relacionamento interpessoal.
Segundo a vice-presidente do Gemel, Ana Luiza Immich, 16, eles também já organizaram outras atividades de integração como a Sexta-Feira da Arte, em homenagem à semana da arte.
Os alunos inscritos foram instigados a criar uma pintura livre, que foi avaliada também pelos professores e pela direção.
A próxima ação do grupo será o cinema interativo que pretende dividir as turmas do ensino Fundamental e Médio em duas “salas de cinema” em uma tarde diferente no colégio.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br