De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil. Aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente.
Um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) apontou que desviar o olhar para responder uma mensagem de texto à velocidade de 80 km/h equivale a dirigir a extensão de um campo de futebol com os olhos fechados.
Segundo a pesquisa, alguns motoristas chegam a ficar até 4,5 segundos sem atentar ao trânsito enquanto interagem. Sendo assim, abrir o Facebook à velocidade de 50 km/h equivale a deixar o carro “dirigir sozinho” por uma extensão equivalente a 12 veículos enfileirados.
O Instagram também foi citado. Para ter uma ideia, o simples fato de carregar a rede social à velocidade de 50 km/h equivale a percorrer a extensão de duas carretas enfileiradas com os olhos fechados.
Mais de um bilhão de pessoas usam o Whatsapp, maior aplicativo de conversa do mundo. Quando consultada, a rede informou que não ter dados estatísticos a respeito do assunto.
Montadoras procuram alternativas
Como forma de amenizar os acidentes causados pelo uso das redes sociais e outros recursos que os smartphones oferecem, enquanto se dirige, algumas montadoras estão dispostas a trazer um pouco mais dessa tecnologia integradas aos veículos.
Esse é o exemplo recente da Ford, que integrou o aplicativo Waze à rede de entretenimento da marca. A ferramenta evita que o motorista use o celular ao volante.
A Google também está na corrida por um trânsito mais seguro. Um dos principais sistemas de integração entre smartphones e centrais multimídias, o Android Auto é um bom exemplo de como se manter conectado sem desviar a atenção do trânsito.
A tecnologia é capaz de espelhar a tela do celular na central multimídia do carro. A plataforma anunciou melhorias em seus sistemas de integração, como um novo recurso que permite a resposta de mensagens por comandos de voz.
Outro recurso que integra-se às centrais multimídias é o Apple Car Play. Marcas como Jeep, Renault, Volvo, Ford, Nissan, BMW, Toyota, entre outras, usam a plataforma.