Locadoras do RS compraram 4.681 veículos em 2017

Mercado

Locadoras do RS compraram 4.681 veículos em 2017

Setor de aluguel foi o maior cliente das montadoras no ano

Locadoras do RS compraram 4.681 veículos em 2017

Conforme pesquisa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), 646 empresas de locação de veículos operam no RS. Durante o ano passado, elas emplacaram 4.681 automóveis e comerciais leves, o que fez do setor de locação o maior cliente das montadoras no estado.

Dos 4.681 automóveis e comerciais leves comprados, 32,15% foram modelos da FCA 5 (Fiat, Chrysler e Jeep), seguidos pela Chevrolet, com 31,88% de participação nas compras anuais. O terceiro lugar ficou com a Volkswagen, com 12,56%. A Renault, com 8,46%, e a Ford, com 6,07%, completam o ranking das cinco montadoras que mais venderam para o setor de locação.

A maior parte dos emplacamentos foi composta por modelos hatches pequenos (28,78%). Em segundo lugar, ficaram as picapes pequenas, com 26,06%.

Rodrigo Selbach, diretor da Abla no RS, afirma que em termos nacionais o setor de locação de veículos foi responsável por comprar 16,5% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos em 2017. “As empresas de locação estão diretamente relacionadas com novas soluções de mobilidade urbana”, diz Selbach.

Das 646 locadoras ativas no RS, 416 alugam veículos sem motorista, enquanto 230 prestam o serviço de aluguel incluindo o motorista. Essas empresas são responsáveis pela manutenção de 2.460 empregos diretos.

No RS, a terceirização é a principal responsável pelo faturamento das locadoras de veículos, com 65% de participação. O turismo de negócios representa 22% do faturamento. O turismo de lazer vem em seguida, com 13%.

Frota atual

Somadas as compras de veículos em 2017 aos seminovos das empresas de locação, a frota atual do setor no RS atingiu 11.558 unidades. A Chevrolet é a líder de participação, com 34,67%, seguida pela FCA, com 25,49%. A Volkswagen vem em terceiro lugar. Renault e Ford completam a lista das cinco montadoras mais presentes na frota total do setor de aluguel.

A Abla utilizou dados estatísticos de frota fornecidos pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Trata-se de uma empresa autorizada pelo Denatran e que é também a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo.

Brasil

O faturamento bruto com a locação de automóveis e comerciais leves no Brasil atingiu R$ 15,5 bilhões no ano passado, representando 12,3% de crescimento em relação a 2016. O número de empregos diretos atingiu 80.378, variação positiva de 4,93% em relação a 2016.

O número de locadoras aumentou 2,52%. Passou de 11.199 em 2016 para as atuais 11.482 empresas de locação de veículos ativas junto à Receita Federal. O número de usuários também registrou elevação. Dos 23,2 milhões em 2016 passou para 27,2 milhões no decorrer do ano passado.

Acompanhe
nossas
redes sociais