Governo adia para junho o término do Plano Diretor

Lajeado

Governo adia para junho o término do Plano Diretor

Intenção inicial era encaminhar o texto final ao Legislativo ainda este mês

Governo adia para junho o término do Plano Diretor
Lajeado

A administração municipal pretende fazer mais reuniões para debater o Plano Diretor. A elaboração do texto, iniciado ainda em 2017 com uma série de audiências públicas nos bairros, tinha prazo para findar em maio. Diante de algumas discordâncias, o governo abriu mais um mês para as discussões.

Um dos principais coordenadores do estudo, o secretário de Planejamento (Seplan), Rafael Zanatta, está marcando novas reuniões com entidades para apresentar a proposta. Há encontros agendados com conselhos e com a Câmara Júnior de Lajeado (JCI). Amanhã, a reunião será com os integrantes do Fórum das Entidades.

Nessa segunda-feira, a proposta foi apresentada para presidentes de associações de moradores de bairro durante reunião no Salão de Eventos da prefeitura. Além de Zanatta, o prefeito Marcelo Caumo também participou do evento.

Entre os principais assuntos tratados, o novo zoneamento do solo urbano, o estímulo à criação de um novo centro comercial na av. Benjamin Constant, entre os bairros Moinhos d´Água e Bom Pastor, a criação de 11 parques urbanos, a criação de zonas de transição no território e a discussão sobre ajustes nos índices construtivos para a cidade.

É nesse último item que o debate está mais complexo, diz Zanatta. A proposta do governo é reduzir o índice construtivo para 3 (hoje ele chega a até 6 em alguns pontos da cidade). A possibilidade de usar menos terrenos à construção de novos empreendimentos desagrada alguns construtores.

“Dos 1.014 projetos encaminhados na Seplan, só 30 tinham mais de mil metros quadrados. São poucas as construtoras que utilizam o índice 6. E é só na área central.”

Empresários e vereadores debateram sobre mudança no Plano Diretor

Empresários e vereadores debateram sobre mudança no Plano Diretor

Convênio com Univates

Além do agendamento de novos encontros com empresas, sociedade e entidades civis, a administração municipal também renovou, por seis meses, o Termo de Parceria com a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates). O acordo tem como finalidade a “elaboração do novo Plano Diretor do Município de Lajeado”.

Projeto paralelo

Em meio ao estudo do Plano Diretor, o vereador Carlos Ranzi (MDB) apresenta projeto para alterar os limites de construção de garagens na av. Piraí. Hoje, é permitido até 80%. A sugestão é aumentar para 100%, tal como nas avenidas Alberto Pasqualini, Benjamin Constant, e ainda nas ruas Bento Gonçalves e Júlio de Castilhos.

Ranzi afirma que a avenida está em desenvolvimento, com recentes empreendimentos, além de muitos outros planejados, o que aumentará ainda o fluxo no trecho.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais