Pensar, sorrir e chorar. Essas foram as emoções vivenciadas pelo público que lotou o Auditório Itália do Centro Administrativo para assistir à peça “Seis na Berlinda”.
O espetáculo abriu a Mostra de Teatro Amador de Encantado (Encantarte). A história retrata a história de seis jovens. Eles ficaram trancados por uma noite dentro do banheiro de uma escola.
Apesar de estudarem no mesmo colégio, o grupo não tem vínculo. Como o celular não funciona os estudantes acabam conversando e contando os problemas existenciais, desde desentendimentos familiares, drogadição, prostituição, abuso sexual, depressão e preconceitos.
Para um dos integrantes da organização, Rafael Fontana, as peças têm a intenção de despertar reflexões nos expectadores. “Os espetáculos alimentam a nossa alma e sempre saímos melhores. O teatro incentiva o desenvolvimento de habilidades e nos evolvem física e mentalmente”, enfatiza.
Fontana também agradeceu as comunidades e todos os moradores que participam das próximas encenações. Neste domingo, a partir das 19h30min, será a vez do bairro Porto Quinze.

Dramas existenciais vividos pelos adolescentes embasam a peça
Um dos atores, Alisson Gerevini, 17, aluno do 2º ano do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, destaca que a paixão pelo teatro iniciou desde criança. Há algum tempo fez curso de teatro com o diretor da peça, Daniel Burghardt.
“Me sinto livre dentro do espetáculo. Não tenho palavras para descrever esse momento único. Não esperava essa reação do público que nos aplausos nos abraçou. Foi maravilhoso”, menciona Gerevini.
Preparação
O Encantarte busca promover a integração dos moradores por meio da arte. O projeto propõe que cada bairro construa uma peça teatral inédita, a fim de desenvolver as habilidades de profissionais de cada localidade. As comunidades participantes são Nossa Senhora da Saúde do bairro Porto XV, Nossa Senhora dos Navegantes (Navegantes), São Pedro (Centro) e São Carlos (Jacarezinho).
“É uma experiência diferente. O projeto motiva as pessoas do bairro valorizarem os talentos da comunidade”, comenta uma das coordenadoras do Navegantes, Mara Scatola. Segundo ela, cerca de 20 pessoas estão envolvidas no espetáculo, além da Escola de Samba e do Grupo de Danças Afro. Integram o grupo também crianças e pais da AME.
A diretora de escola e coordenadora de Jacarezinho, Vanessa Agostini Gianesini, enfatiza que a Mostra é um desafio e ao mesmo tempo uma atividade a mais para integrar as comunidades. Sobre a peça encenada pelos jovens ela elogia a atuação dos seis atores.
“Foi um espetáculo digno de profissionais. Ver esses jovens é surpreendente. Eles decoram com facilidade e tem muito talento”, comenta.
O Encantarte conta com o patrocínio de Divine Chocolates e Sorvetes Sabory e tem o financiamento do Pró-cultura RS por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Apresentações ocorrem aos domingos
• Dia 27/05 – Espetáculo “Jantar Italiano”
Local: Salão Comunitário Nossa Senhora da Saúde
Bairro: Porto XV
• Dia 03/06 – Espetáculo “O nascer da nossa história”
Local: Salão Comunitário Nossa Senhora dos Navegantes
Bairro: Navegantes
• Dia 10/06 – Espetáculo “A casa da Nona”
Local: Salão Paroquial
Bairro: Centro
• Dia 17/06 – Espetáculo “Técnicas de Empreendedorismo Rural”
Local: Salão Comunitário São Carlos
Bairro: Jacarezinho
*Todas as apresentações começam às 19h30min