Programa gera renda e valoriza produção local

Encantado

Programa gera renda e valoriza produção local

Aquisição direta de alimentos dos agricultores familiares começa neste mês

Programa gera renda e valoriza produção local
Encantado

Pela primeira vez o município foi contemplado com o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) do Governo Federal. Vinte e cinco agricultores familiares integram o projeto. Cinco entidades locais serão beneficiadas.

O programa atenderá a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Pró-Menor de Encantado (AME), Associação Abrigo Comarca de Encantado (AACE) – Lar da Criança, Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Conforme a coordenadora pedagógica a Apae, Floraci Simone Baségio, o PAA é importante. “Para nós é maravilhoso contar com esse alimento produzido aqui e ao mesmo tempo valorizando os nossos agricultores. Sabemos de onde vem os alimentos e toda a semana são entregues fresquinhos”, salienta.

Ela também destaca que a ajuda financeira com os recursos repassados para a compra dos alimentos contribuem de forma significativa para as instituições. O município foi contemplado com R$ 120 mil. Cada produtor poderá vender durante o ano até R$ 6,5 mil em produtos. As entidades fazem os pedidos toda a semana, na segunda-feira. Na semana seguinte, na terça-feira, as frutas, verduras, legumes, hortaliças, massas, pão e mel são entregues.

Para o produtor e presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Encantado, Jucimar Brandão, mesmo o valor não sendo alto, o projeto é interessante. “Para quem está começando é uma renda a mais e os produtores conseguem ter uma destinação dos seus produtos. Além disso, esse valor retorna para o município, pois os agricultores compram aqui”, destaca.

No dia 28 deste mês as entidades formatam o primeiro pedido. No dia 6 de junho a primeira entrega dos alimentos será feita.

Além de Encantado, outros três municípios do Vale do Taquari foram contemplados neste ano na primeira chamada do projeto. Roca Sales, Sério e Paverama foram as outras cidades selecionadas.

08_AHORA

A apresentação

O programa foi apresentado aos agricultores familiares no dia 8 de maio. Uma reunião foi realizada no Auditório Brasil do Centro Administrativo pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, que irá coordenar. A Emater/RS-Ascar vai organizar a compra, venda e entrega dos produtos.

“Quando se pensou no programa se buscou fortalecer a agricultura. Mesmo sabendo que é um pequeno valor é significativo comercializar e valorizar os nossos produtos e dar alimentos saudáveis a quem precisa”, comenta o secretário municipal da Agricultura, Joel Bottoni.

Para o chefe de escritório da Emater/RS-Ascar, Igor Barcelos, o PAA vem dar acesso e garantia de comercialização ao setor primário. “O mais interessante é o acesso do consumidor a um alimento produzido aqui pela agricultura familiar. A qualidade dos produtos com menos uso de defensivos agrícolas favorece um alimento saudável”, afirma. Outro aspecto positivo destacado por Barcelos é o canal direto entre quem produz e quem consome os produtos.

O que é o programa

Criado em 2003, o PAA é uma ação do Governo Federal que objetiva combater a fome e a pobreza no país, fortalecendo, ao mesmo tempo, a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos desses produtores ou de suas organizações.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais