“Produção integrada traz vantagens para todos os elos”

Negócios

“Produção integrada traz vantagens para todos os elos”

Para Todeschini, o SIPT traz vantagens mútuas para todos os envolvidos. Qualidade, eficiência e tecnologia colocam o país em lugar de destaque no exterior

“Produção integrada traz vantagens para todos os elos”

Segundo Bernardo Todeschini, superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Rio Grande do Sul, o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT), criado em 1918, é referência para outros setores do agronegócio do Brasil e do mundo por seus diferenciais competitivos e por garantir vantagens a todos elos da cadeia produtiva.

Qual a importância do tabaco no agronegócio brasileiro?

Bernardo Todeschini – O tabaco é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro, na geração de empregos, renda e divisas ao país. É também o segundo item da pauta de exportações do RS, com uma das cadeias produtivas mais bem organizadas, desde o campo até o produto final a ser exportado. Com a grande interface que o Mapa tem faz anos com o setor, e aqui citamos algumas das ações conjuntas (certificação fitossanitária na exportação, produção integrada, classificação, protocolos fitossanitários bilaterais, rastreabilidade, entre outras), é possível constatar o grau de organização e eficiência que o setor atingiu, refletindo em resultados econômicos, sociais e ambientais, altamente positivos para o agronegócio gaúcho e brasileiro.

Há 25 anos, o Brasil é líder mundial em exportações do tabaco em folha. Na sua opinião, qual a relevância da manutenção dessa liderança por todo este período?

Todeschini – Este resultado exatamente reflete a eficiência de todos os elos da cadeia produtiva do setor. Começando lá no campo, onde gerações de produtores se dedicam com muito esmero em cada etapa da produção, passando por uma indústria altamente tecnificada e com apoio dos órgãos governamentais que chancelam a qualidade do produto brasileiro, tão bem-aceito pelos nossos clientes no exterior. E manter a liderança por tão grande período certamente é resultado de muitos esforços e eficiência.

A produção integrada apresenta vantagens? Quais?

Todeschini – A exemplo das cadeias produtivas de proteína animal, a verticalização da produção traz inúmeras vantagens, como a eficiência na produção, qualidade e padronização do produto final. Mas a principal vantagem da produção integrada é a garantia de renda para o produtor, fruto da disponibilização dos melhores insumos necessários à produção, assistência técnica de qualidade e garantia de comercialização.

Acompanhe
nossas
redes sociais