As dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares são evidentes e refletem na economia da região. A crise do setor leiteiro escancarou a fragilidade do setor, obrigou centenas de produtores a abandonar a atividade e retirou recursos que circulariam no comércio e serviços locais.
Diante dessa realidade, o A Hora promove mais uma edição do debate pensar o Vale. Com o tema, “Os desafios e oportunidades do agronegócio: a lucratividade nas pequenas propriedades é possível?”, o evento discute alternativas para que o setor continue viável.
Entre os assuntos debatidos, estarão as dificuldades e opções para manter o jovem no campo, a força do associativismo, a produção de alimentos orgânicos e as alternativas encontradas por meio da economia criativa.
Participam do encontro o gerente regional da Emater, Antônio Araldi Brandoli, o proprietário da agroindústria de Nozes Pitol, Leandro Pitol, o produtor Elson Griesang, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, e o presidente da Festa de Maio e da CIC-Teutônia, Renato Scheffler.
O evento faz parte da programação oficial da Festa de Maio 2018, que ocorre entre os dias 23 e 27, em Teutônia. O debate ocorre a partir das 18h30min, na sede da CIC-Teutônia.
Pensar o Vale
Iniciado em 2009, o projeto Pensar o Vale reúne líderes e personalidades regionais e estaduais em debates pertinentes para o desenvolvimento da região. Voltado para consolidar alianças com a sociedade e adentrar nos mais diversos setores, o primeiro debate do projeto foi realizado na Construmóbil daquele ano, e teve como tema a falta de saneamento básico.
Desde então, diversas temáticas relacionadas às necessidades e avanços da região foram abordadas no projeto. Mais do que apenas debates, os assuntos trabalhados se tornaram foco de inúmeras iniciativas realizadas pelo A Hora.
Saiba mais
O quê: Debate Pensar o Vale
Tema: “Os desafios e oportunidades do agronegócio: a lucratividade nas pequenas propriedades é possível?”
Quando: dia 24
Horário: 18h30min
Local: CIC-Teutônia