A chuva dessa sexta-feira foi o prenúncio dos primeiros dias de frio mais intenso no ano. Após um abril e um começo de maio atípicos, com máximas beirando os 30ºC, uma frente fria derrubou as temperaturas. Para o fim de semana, as mínimas devem ficar abaixo dos 10ºC.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Informações Hidrometeoreológicas (NIH) da Univates, Carolina J. Heinen, o tempo instável que marcou a sexta-feira deve permanecer neste sábado. “Um sistema de baixa pressão se desloca pelo estado e provoca pancadas de chuva na região.”
Segundo Carolina, ao longo do dia, esse sistema se afasta e proporciona a gradual melhora do tempo. As temperaturas devem diminuir no decorrer do período, aumentando a sensação de frio, em especial à noite.
A temperatura mínima deve ficar em 11ºC na maioria dos municípios do Vale, chegando a 8ºC na região alta, enquanto as máximas variam de 17ºC a 14ºC.
No domingo, a previsão é de sol, mas o frio continua intenso, com possibilidade de geada fraca nos pontos mais elevados.
Conforme o NIH, a mudança é resultado da atuação de uma forte massa de ar seco e frio sobre o estado, conferindo um dia de sol com nuvens ao Vale. As temperaturas mínimas alcançam 9ºC na maioria dos municípios da região, chegando a 6ºC na região alta.
O frio será intenso nos períodos da manhã e noite, mas a tarde fica mais amena, com a temperatura próximo dos 19ºC. Na segunda-feira, o tempo continua firme e o sol aparece acompanhado de nuvens no Vale. O frio se intensifica e pode chegar a 4ºC nos pontos mais elevados da região. As máximas ficam novamente em 19ºC.
Conforme Carolina, as atuais projeções mostram que o tempo deve seguir ensolarado e frio até a metade da próxima semana, mas sem possibilidade de geadas. As manhãs e noites serão frias, com temperaturas mais amenas no período da tarde.
Frio atrasado
De acordo com o NIH, o frio demorou mais para chegar este ano devido a um bloqueio atmosférico causado por uma massa de ar quente e úmido sobre o RS.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br