Mais de 47 mil pessoas foram imunizadas

Vale do Taquari - vACINAÇÃO contra GRIPE

Mais de 47 mil pessoas foram imunizadas

Campanha encerra no dia 1º de junho. Cerca de 56% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe já foi imunizado. A expectativa da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde é de chegar a 90% das mais de 80 mil pessoas que integram os grupos de risco. Primeiro caso de contágio por vírus Influenza A foi confirmado em Lajeado.

Mais de 47 mil pessoas foram imunizadas
Vale do Taquari

Acerca de duas semanas do fim da campanha de vacinação contra a gripe, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde confirmou o primeiro caso de contágio pelo vírus Influenza A no Vale.

De acordo com o coordenador da CRS, Ramon Zuchetti, o paciente, de Lajeado, foi diagnosticado rapidamente e colocado em isolamento. “Esperamos que fique apenas nesse caso, mas estamos tranquilos pois todas as atitudes necessárias foram tomadas.”

Conforme o coordenador, a campanha de vacinação deste ano tem bons índices de abrangência. A expectativa é chegar a 90% das mais de 80 mil pessoas dos grupos de risco. Com a chegada do frio, afirma, aumenta a procura pela imunização.

 

08_AHORA1

“Sabemos que alguns pequenos municípios do interior costumam ter índices baixos de vacinação, mas nesses casos as equipes de saúde estão indo de casa em casa para aplicar a vacina”, aponta. Para Zuchetti, a população precisa se conscientizar de que a vacina ajuda a melhorar a qualidade de vida durante o inverno.

“Os estudos comprovam a eficácia desse método de prevenção. Ainda assim, algumas pessoas resistem em se imunizar”, ressalta. Segundo ele, a participação na campanha é ainda mais importante em uma região como a do Vale do Taquari, onde o inverno costuma ser úmido e mais propenso à disseminação de doenças.

Mãe da pequena Valentina, de apenas 6 meses, Franciele Marques Alves, 20, levou a filha ontem ao Posto de Saúde Central de Lajeado para fazer a imunização.

Ela afirma que não tinha o hábito de se vacinar contra a gripe até a gravidez. “É o primeiro inverno dela, por isso, mais fácil de pegar o vírus. Acho muito importante ter uma proteção, porque não se sabe qual o tipo de gripe que está por aí”, afirma.

Mesmo sem gostar de injeções, Euclides Rodrigues, 63, também compareceu à unidade de saúde para se vacinar. “Evito ao máximo, mas com o passar do tempo vamos entrando nos grupos de risco e se torna cada vez mais necessário”, alega. Para ele, todas as formas de garantir a melhoria das condições de saúde devem ser utilizadas.

A campanha de vacinação contra a gripe encerra no dia 1º de junho. A imunização tem como público-alvo as pessoas com mais chances de desenvolver quadros graves de gripe influenza.

Acompanhe
nossas
redes sociais