Acerca de duas semanas do fim da campanha de vacinação contra a gripe, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde confirmou o primeiro caso de contágio pelo vírus Influenza A no Vale.
De acordo com o coordenador da CRS, Ramon Zuchetti, o paciente, de Lajeado, foi diagnosticado rapidamente e colocado em isolamento. “Esperamos que fique apenas nesse caso, mas estamos tranquilos pois todas as atitudes necessárias foram tomadas.”
Conforme o coordenador, a campanha de vacinação deste ano tem bons índices de abrangência. A expectativa é chegar a 90% das mais de 80 mil pessoas dos grupos de risco. Com a chegada do frio, afirma, aumenta a procura pela imunização.
“Sabemos que alguns pequenos municípios do interior costumam ter índices baixos de vacinação, mas nesses casos as equipes de saúde estão indo de casa em casa para aplicar a vacina”, aponta. Para Zuchetti, a população precisa se conscientizar de que a vacina ajuda a melhorar a qualidade de vida durante o inverno.
“Os estudos comprovam a eficácia desse método de prevenção. Ainda assim, algumas pessoas resistem em se imunizar”, ressalta. Segundo ele, a participação na campanha é ainda mais importante em uma região como a do Vale do Taquari, onde o inverno costuma ser úmido e mais propenso à disseminação de doenças.
Mãe da pequena Valentina, de apenas 6 meses, Franciele Marques Alves, 20, levou a filha ontem ao Posto de Saúde Central de Lajeado para fazer a imunização.
Ela afirma que não tinha o hábito de se vacinar contra a gripe até a gravidez. “É o primeiro inverno dela, por isso, mais fácil de pegar o vírus. Acho muito importante ter uma proteção, porque não se sabe qual o tipo de gripe que está por aí”, afirma.
Mesmo sem gostar de injeções, Euclides Rodrigues, 63, também compareceu à unidade de saúde para se vacinar. “Evito ao máximo, mas com o passar do tempo vamos entrando nos grupos de risco e se torna cada vez mais necessário”, alega. Para ele, todas as formas de garantir a melhoria das condições de saúde devem ser utilizadas.
A campanha de vacinação contra a gripe encerra no dia 1º de junho. A imunização tem como público-alvo as pessoas com mais chances de desenvolver quadros graves de gripe influenza.