Lar da Menina completa 40 anos

lajeado

Lar da Menina completa 40 anos

Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina reuniu a comunidade para comemorar o aniversário de 40 anos

Lar da Menina completa 40 anos
Lajeado

O dia das crianças e professoras do Lar da Menina foi de comemoração ontem. O Centro faz parte da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) e atende 140 meninas nos turnos da manhã e tarde.

A professora Eloisa da Rosa, 35, trabalha no lar faz três anos. Além do amor que sente em ensinar, a casa tem uma história importante para ela. Eloisa foi uma das atendidas, dos 7 aos 14 anos.

Depois do período escolar, cursou o magistério. “Quando eu estudava aqui, minhas amigas e eu já sonhávamos em ser professoras.” Poder estar de volta ao lugar onde passou a infância e fazer por suas alunas o que suas professoras fizeram por ela é o que engrandece a experiência de Eloisa.

Segundo ela, as meninas precisam de muito carinho e atenção, não apenas de bens materiais. Ela busca, essencialmente, que haja uma troca recíproca de valores com as alunas.

11_AHORA

Depois do almoço, as meninas foram levadas pela professora Simone Saldanha Ribeiro, 42, às salas de aula para descansar. A professora que trabalha no Lar da Menina faz sete anos diz não saber fazer outra coisa que não seja ensinar. “Eu adoro estar aqui com as meninas, é um lugar diferente, eu adoro trabalhar aqui”, afirmou.

A professora Virgínia Margareth Rempel, 55, é funcionária do município e faz 28 anos que o Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina mudou sua vida. Hoje, como diretora, ver o impacto social que o trabalho que desempenha causa na vida das meninas lhe enche de gratidão. “Eu vi que tudo o que é realizado aqui é um trabalho de amor”, afirmou.

Hoje muitas das meninas que passaram por lá estão formadas exercendo as profissões de advogadas, professoras, fisioterapeutas, sendo esse o maior incentivo para Virgínia. Segundo a diretora, a família vive com ela a experiência de cuidar das meninas do Lar. Os dois filhos e o companheiro trabalham todos por uma mesma causa e ajudam no que ela precisar.

Segundo a professora, ter entrado na casa de aberturas amarelas e flores coloridas aos 27 anos de idade a tornou uma pessoa mais sensível, humana e preocupada com o próximo, e é isso o que ela tenta passar para as crianças todos os dias.

Um dia especial para professores e alunas. Histórias do Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina, de Lajeado, mostram a força da sociedade organizada.

Um dia especial para professores e alunas. Histórias do Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina, de Lajeado, mostram a força da sociedade organizada.

Trabalho coletivo

Ainda hoje envolvido nas atividades do Lar da Menina, o Rotary Club de Lajeado acolheu o projeto em 1978. A residência foi doada pelo casal Francisco Oderich e a mulher Renate, inspirados pela ideia do Rotary e foi reformada em maio daquele ano.

11_AHORA1

O projeto que tem sede no bairro Conservas foi elaborado pela atual presidente de honra da Slan, Lenira Maria Müller, 94, e pelas mulheres dos rotarianos na época. A residência que tem vista do alto para o Rio Taquari, ganhou o nome de Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina, mas logo foi chamada de Lar da Menina pela comunidade. Inicialmente eram atendidas 50 meninas entre 3 e 14 anos.

Segundo o atual presidente da Slan, Leodir De Gasperi, 56, é muito gratificante dar continuidade a esse projeto com a ajuda da comunidade, e poder melhorar o atendimento para as meninas.

A comemoração aos 40 anos também reuniu mulheres de forma voluntária, entre elas, mães de meninas que já passaram pelo Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina e que hoje estão formadas ou cursando graduação.

Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais