Lar da Menina celebra hoje 40 anos de atuação

Lajeado

Lar da Menina celebra hoje 40 anos de atuação

Instituição no bairro Conservas atende 140 crianças. Dia será de atrações especiais

Lar da Menina celebra hoje 40 anos de atuação
Lajeado

O Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina, conhecido como“Lar da Menina”, parte da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), comemora 40 anos de história em Lajeado.

A instituição localizada no bairro Conservas atende 140 meninas nos turnos da manhã e tarde. Para celebrar a data com as crianças e jovens, serão oferecidas atividades e brincadeiras e lanches diversificados, a partir das 9h. O Grupo Pararátimbúm também é atração, a partir das 15h30min.

Para a diretora Virgínia Margaret Rempel, que trabalha no lar faz 28 anos, é motivo de alegria comemorar o aniversário de 40 anos da instituição junto com os parceiros, crianças e profissionais. Segundo ela, a festa foi produzida para homenagear as meninas e para que relembrem da data com carinho.

Ela agradece o envolvimento da comunidade – a entidade ganhou guloseimas, bolo, brigadeiros, salgadinhos, além de empréstimo de brinquedos e apoio de cabeleireiras do Conservas e do Jardim do Cedro, que passarão o dia pintando unhas, fazendo penteados e maquiagens nas meninas. “Amo demais o Lar, afinal fico mais tempo do que em minha casa. Bom olhar para trás e ver que até hoje tenho contato com alunos que passaram pela nossa casa e são tão felizes”, conta.

História

Em 1968, Francisco Oderich e a mulher, Nora, doaram a antiga residência da família no bairro Conservas para o Rotary Club de Lajeado, com ideia de abrigar meninas. Na época, o marido de dona Lenira Maria Müller Klein (atual presidente de honra da Slan), o rotariano Lauro Mathias Müller, pensou fechar uma parceria com a Slan, que perdura até hoje.

Os centros da Slan, como o Lar da Menina (Centro Lenira Maria Müller Klein e Centro Pedro Albino Müller), atendem nas modalidades divididas em Educação Infantil – dos 2 aos 5 anos, que frequentam o turno integral – e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – dos 6 aos 15 anos, que ficam no turno oposto da escola. No total, são 600 crianças e adolescentes atendidas.

A localização dos três Centros de Atendimento contempla uma demanda significativa de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, oriundos de famílias de baixa renda.

Acompanhe
nossas
redes sociais