Ficar atento ao estado do pneus é indispensável para a vida útil do carro e também para a segurança do motorista. Ainda que sejam feitas as checagens nos períodos corretos, há alguns indícios que indicam a necessidade de procurar uma oficina.
Quando o carro passa por buracos ou o pneu bate contra o meio-fio, as rodas podem ficar desalinhadas em relação ao volante. É fácil de perceber. Se o carro puxa para um lado quando o volante está reto, está desalinhado. Então é preciso fazer o alinhamento para reajustar os ângulos das rodas para que fiquem paralelas entre si e no mesmo ângulo que o volante.
Já o balanceamento corrige o equilíbrio entre as rodas e os pneus, permitindo que os pneus girem sem causar vibrações. O desbalanceamento é quando uma roda está carregando mais peso do que o lado oposto. Para corrigir essa falha, é colocado um peso de chumbo medido na roda oposta ao que está segurando mais peso, distribuindo o peso total do carro em todas as rodas.
Nos dois casos, essa falha causará um desgaste mais rápido do pneu. Uma roda desalinhada fará com que as bordas dos pneus se desgastem mais. No caso de uma roda desbalanceada, ela irá trepidar e, pelo peso, o atrito será maior pelo esforço feito para conseguir girar. Além disso, podem surgir alterações na forma de dirigir, o que pode provocar acidentes.
Segundo Guilherme de Freitas, gerente comercial da TK Pneus, empresa com dez anos de experiência no ramo, é recomendável fazer o rodízio, balanceamento e geometria dos pneus a cada oito mil quilômetros. “Dependendo das condições de rodagem do carro, pode ser um pouco antes, para evitar o desgaste irregular dos pneus.”
Esse serviço serve para verificar o estado e a regulagem da suspensão do veículo, que tendem a perder os padrões de regulagem do fabricante devido ao uso e condições das estradas. “A economia dos pneus de um veículo que leva sempre em dia os rodízios e alinhamento, se comparado ao que não faz, pode chegar a 30%”, garante Freitas. Além de acelerar o desgaste dos pneus, um veículo desalinhado pode comprometer sua estabilidade.
Conforme o gerente, o serviço de alinhamento e balanceamento dura cerca de 50 minutos, dependendo do estado e do tipo de veículo. “É um trabalho que requer atenção e cuidado na hora da execução.”
Freitas também destaca a importância da calibragem correta, fator que influencia no desgaste prematuro dos pneus. A calibragem é um grande vilão do desgaste. Deve ser conferida regularmente e sempre usar a referência de valor indicada pelo fabricante do veículo. “Todo carro tem uma etiqueta indicativa, na maioria dos casos, na porta ou no tanque de combustível. Na dúvida, consulte o manual do veículo.”