O Executivo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), articula parcerias para facilitar a entrada do jovem no mercado de trabalho. Por meio de convêncio com a BRF, 14 alunos do Programa Desenvolvendo Gerações – Jovem Aprendiz – foram encaminhados para entrevista com representantes da indústria.
Com esses, já são mais de 30 jovens que, durante a atual administração, foram beneficiados pelo projeto.
Com o salário, a estudante Nadine da Rosa, 15, pretende ajudar nas despesas da casa e também investir nela. “Estou orgulhosa porque poderei comprar minhas próprias coisas”, afirma.
O secretário José Alves lembra que o programa formou mais de 150 alunos em Estrela. “Queremos promover mais cursos e continuar investindo na qualificação desses jovens. Não podemos parar com um projeto que está dando certo”, enfatiza.
O coordenador do Trabalho da Sedesth, Éder Follmann, antecipa que no segundo semestre novas vagas serão abertas. “Tem mais coisa para vir, em breve. Estamos conversando com as empresas e buscando novas oportunidades”, informa.
Conforme a legislação que regulamenta a atividade, os jovens contratados seguirão as normas da CLT com uma carga horária menor. Com isso, eles terão todos os direitos previstos em lei como um funcionário normal, como férias e 13º salário.