Ao todo, quatro comunidades participam do projeto Encantarte (Mostra de Teatro Amador de Encantado).
A iniciativa propõe que cada localidade monte uma peça teatral inédita a fim de desenvolver as habilidades profissionais dos moradores, como costureiras, marceneiros, artistas plásticos, pintores, músicos, entre outros. Além disso, despertar talentos nesse processo de criação, que reúne desde a elaboração do roteiro à finalização de figurinos e cenário.
As comunidades participantes são Nossa Senhora da Saúde do bairro Porto XV, Nossa Senhora dos Navegantes (Navegantes), São Pedro (Centro) e São Carlos (Jacarezinho).
A atividade conta com o patrocínio de Divine Chocolates e Sorvetes Sabory e tem o financiamento do Pró-cultura RS por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Conforme o instrutor dos grupos, Daniel Burghardt, a ação iniciou há cerca de dois meses e cada comunidade se preparou para trabalhar algo voltado ao bairro.
“Nós levamos a eles algumas sugestões, como contar alguma história peculiar, a própria história da comunidade, a vida ou participação de alguma personalidade do bairro ou, ainda, algo de cunho italiano, pois é a cultura do povo encantadense”, relata.
“Os assuntos vão além da peça. Eles estão pensando em cada detalhe, desde o segurança até quem vai vender o lanche no dia da apresentação, há um envolvimento muito bacana. Percebo uma entrega de cada morador. O espetáculo é o ponto alto da noite, mas o Encantarte é encantar o público desde o momento em que as pessoas chegam na comunidade, quando estacionam o carro. Por isso eles estão tendo o cuidado para organizar um evento, não apenas um teatro”, acrescenta Burghardt.
Abertura
No dia 20, a partir das 19h30min, no Auditório Itália, no Centro Administrativo ocorre a abertura oficial das apresentações, seguida da peça especial Seis na Berlinda. As demais ocorrem no salão de cada comunidade, nos domingos seguintes, por ordem de sorteio.
As apresentações são abertas ao público e, segundo o regulamento, as comunidades devem prestigiar umas as outras. Uma comissão vai avaliar alguns pontos de cada peça como, por exemplo, ator destaque, melhor cenário, mas sem a finalidade de competição, apenas para entrega de troféu e reconhecimento.
Encantado é pioneiro no projeto, porém, a ação visa abrir caminhos para demais municípios. O instrutor comenta ainda que em todos os bairros há pessoas populares dedicadas a alguma modalidade artística e o projeto busca valorizar e dar visibilidade a esses moradores.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br