Uma estrutura capaz de conectar o Vale do Taquari com o que existe de mais moderno no mundo da tecnologia. Criado em parceria pela Interact Solutions e a Univates, o Interact Bridges é uma unidade de pesquisa, inovação e internacionalização que objetiva atuar dentro do Parque Científico e Tecnológico da universidade (Tecnovates).
A iniciativa conecta a empresa e a universidade para criar soluções voltadas para os gargalos da gestão pública e empresarial. Junto com o empreendimento, foi lançado o Laboratório de Interação Multiprofissional, que atuará em parceria com a Interact Bridges com foco nos setores da saúde, educação e gestão pública.
A iniciativa engloba estudantes, professores, profissionais, voluntários e intercambistas das áreas da Administração, Comércio Exterior, Contábeis, Direito, Engenharias, Psicologia, Recursos Humanos e Relações Internacionais.
Diretor de Administração e Negócios da Interact, Fábio Frey afirma que o projeto atenderá tanto questões definidas pela Univates quanto buscará a expansão da Interact no mercado, em particular na América Latina. A intenção, afirma, é criar pontes com empresas, relacionamentos com as demais residentes do Tecnovates e ao mesmo tempo contribuir com a universidade.
Reitor da Univates, Ney Lazzari acredita que a Interact Bridges se torna um espaço de experimentação capaz de efetivamente agir como um ambiente de inovação. “Estamos criando uma matriz de pensamento, produtiva e de novos negócios.”
Para a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, o espaço se consolida como uma nova possibilidade de interação entre a universidade, empresa e sociedade. “É um braço estratégico da Univates, que aproxima o conhecimento das demandas sociais.”
A estrutura tem 600 metros quadrados, divididos em dez ambientes. Além de contribuir com a expansão internacional da Interact, o convênio também coloca a empresa no seleto grupo de organizações de tecnologia da informação que atrelam pesquisa científica e metodológica aos produtos.
Entrevista
“Será uma ponte para chegar em outros mercados e atrair novos negócios para a região”
De que forma a parceria com a Univates contribui com os planos de expansão e internacionalização da Interact?
Fábio Frey – A Interact iniciou a internacionalização em 2010, com a certificação de maturidade dos processos de fabricação de software, preparação operacional para idioma espanhol e participação em feiras de negócios fora do Brasil. Após oito anos de atuação no mercado externo, encontramos na criação e residência da nova unidade Interact no Tecnovates oportunidade para aprimorar a experiência com a interação com professores, participação em cursos específicos e, em especial, integrar aos ecossistemas estadual, nacional e internacional que o parque tecnológico igualmente já está integrado. Será uma ponte para chegar em outros mercados e atrair novos negócios para a região.
Como essa estrutura pode ajudar no desenvolvimento de tecnologias capazes de solucionar gargalos nas empresas regionais?
Frey – Uma das áreas da Interact Bridges será a pesquisa de novos métodos e solução de problemas vivenciados pela organização no dia a dia. Isso com o uso da automação de processos e maior qualificação da análise de conteúdo, utilizando com base a plataforma de softwares já desenvolvidos pela Interact. Como maior automação nas empresas, maior eficiência operacional e consequentemente melhores resultado nos custos e finanças.
Qual será a participação de alunos, professores e técnicos da universidade na Interact Bridges?
Frey – O programa será composto pela atuação colaborativa de profissionais técnicos, professores, alunos, intercambistas e consultores, juntamente com as empresas. Os esforços serão orientados a projetos, possuindo como escopo a inovação técnica ou a solução de um problema. Queremos estabelecer conexões mais diretas com os clientes, e o ambiente acadêmico estimula e favorece esse tipo de integração. Atualmente nosso time de colaboradores já é formado em grande parte por alunos da faculdade. A empresa é o local onde o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula e adquire a experiência profissional, dando continuidade ao seu desenvolvimento. Praticando estudo e trabalho profissional em um mesmo campus universitário, esse processo de aprendizagem deve ser ainda mais amigável e produtivo.
O que uma estrutura como o Tecnovates representa para a região e de que forma ela beneficia o mercado tecnológico do Vale do Taquari?
Frey – Lajeado está posicionada em local privilegiado no RS pois está próximo dos principais centros urbanos e tecnológicos do estado. No Vale do Taquari, o Tecnovates exerce liderança no setor de TI por oportunizar as empresas incubadas e residentes condições diferenciadas para a criação e a inovação. Somado ao fato de estar integrado aos cursos de computação da Univates, deve colocar o segmento em melhores índices regionais de desenvolvimento, gerando empregos e visibilidade para a nossa região.
Sobre a empresa
No mercado desde 1999, a Interact atua em pesquisa e desenvolvimento de softwares para gestão e governança de empresas. Tem 80 colaboradores diretos, 85 funcionários em 13 unidades no Brasil, 56 parceiros de negócios, nove distribuidores internacionais e uma unidade internacional, na Colômbia.
Além de Brasil e Colômbia, a empresa atua na Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Para os próximos anos, a expectativa é chegar à América Central, em países como México, Costa Rica e Panamá.