A Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado projeta crescimento de 3% a 5% nas vendas de Dias das Mães deste ano em relação a 2017. Segundo o presidente Heinz José Rockenbach, apesar de a data ser a segunda melhor para comércio, os últimos dois anos não foram bons para os estabelecimentos da maior cidades do Vale. “Crescemos menos de 1%”.
O fato de a data festiva cair quase uma semana mais tarde do que o habitual tem pouca relevância. “O que interfere mais é o clima, porque todo mundo compra um presentinho para a mãe, seja de mais ou menos valor”.
Mesmo com o calor em pleno outono, Heinz acredita que peças de vestuário sejam as mais procuradas. Ele acredita que os consumidores de Lajeado devem ter comportamento semelhante aos pesquisados no estado.
Segundo apuração da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, mais de 86% dos consumidores irá presentear as mães. A entidade apurou que o ticket médio deve ser de R$ 171, 27.
Estrela aposta em sorteios
Em Estrela, a estimativa de crescimento é praticamente a mesma de Lajeado: de 3% a 4%. Para isso, os lojistas apostam no sorteio de prêmios.
A campanha Sorte de Mãe envolve 80 estabelecimentos e sorteará cinco vales-compra de R$ 800. A cada R$ 50 em compras, o cliente ganha um cupom. A campanha encerra no domingo, 13. O sorteio ocorre na terça, 15, às 10h, em frente à prefeitura.
Segundo o vice-presidente de comércio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços, Israel Scheibel, peças de vestuário devem ser as mais procuradas – tendência que ganha força se a previsão de quedas das temperaturas se concretizar.
Único item
Proprietário de uma loja de moda masculina e feminina de Estrela, Irno Delai espera que entre sexta e sábado o movimento se intensifique e o estabelecimento alcance o crescimento de 4% previsto para a data.
Segundo ele, os clientes preferem comprar um presente mais caro do que vários baratos. “Não tem mais aquilo de outros anos, de presentear várias. É bem pontual. O pessoal está gastando uma média de R$ 150, mas em um presente bom.”
Acostumado com um público que viaja e com as frequentes variações climáticas, o Delai diz que ainda conta com peças de verão e de meia-estação. Além disso, tem malhas para todas as temperaturas, que estão com descontos de até 50%.
Além da campanha Sorte de Mãe, o cheque-presente da loja, em uma embalagem especial, tem atraído os clientes.
Esperança no sábado
Em Lajeado, a projeção não é muito diferente. Gerente de uma loja, João Paulo Bicca espera crescimento de 5%. Como o estabelecimento faz parte de uma rede nacional, já estava mais preparado com a oscilação de temperaturas e tem peças leves no estoque.
O mesmo percentual é meta da loja onde Rogério Scmidt Jr. é gerente de marketing. Segundo ele, no mês inteiro, são oferecidas condições especiais de pagamento, com até seis vezes sem juros no cartão e quatro vezes no cheque. “Estamos esperando o frio amanhã (sábado). Se vier, a expectativa é de recorde de vendas.”
O auxiliar de inspeção Arion Cristiano da Rocha, 31, aproveitou a tarde de sexta-feira para comprar presentes para a mulher. Na semana passada, ele observou o que ela mais gostou nas vitrinas. Sua ideia era comprar uma peça de roupa. Já para a mãe optou por um item personalizado. “Conversei com a minha mulhere estamos pensando juntos.”
O lojista Alexandre Weber Patussi também deposita as esperanças na queda de temperatura do sábado, já que o movimento da semana não foi o esperado. “Se conseguir empatar com o ano passado, fico feliz.”
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br