Em celebração aos 30 anos de emancipação, o município recebe a comunidade regional na 3ª Expofesta. A programação iniciou nessa sexta-feira, 11, e aguarda a circulação de cerca de 25 mil pessoas até domingo, 13. Diversas atrações artísticas e culturais, além de shows e feira, estão previstas para este fim de semana.
Neste sábado, um dos destaques será o desfile temático. Com a participação das associações de moradores, igrejas, escolas e demais entidades, a atividade percorrerá as principais vias de Imigrante, contando por meio de alegorias e vestimentas a história de fundação e desenvolvimento da cidade.
Às 23h30min, a Arena de Shows aguarda a presença de milhares de pessoas para o show nacional do cantor sertanejo Thiago Brava. Danças típicas alemãs e italianas, apresentação do coral municipal e bandas da região completam as atrações.
A expectativa dos organizadores é atrair o maior público no domingo. As crianças terão a diversão garantida no Festival Infantil, que inicia às 13h, com personagens dos sucessos Frozen, Patrulha Canina e Miraculous. A banda Barbarella sobe ao palco às 15h; e o gauchinho Thomas Machado (vencedor do The Voice Kids 2017), às 17h30min. A cerimônia de encerramento ocorre às 19h30min, antes da última atração: a banda Papas da Língua.
Identidade cultural
Conforme o prefeito Celso Kaplan, o evento é uma ótima oportunidade para o município mostrar à comunidade regional as potencialidades locais. Ele destaca a diversificação econômica e a pujança dos setores industrial, comercial e o agropecuário. “A 3ª Expofesta ratifica aquilo que a gente vem trabalhando desde a fundação de Imigrante. A gente sabe como foi importante todos se empenharem para termos hoje um município com economia forte, com altos investimentos na educação e na saúde”, ressalta Kaplan.
Os pontos turísticos e um alto nível de qualidade de vida também são aspectos a serem valorizados junto aos visitantes, segundo o prefeito. “Para nós é um momento muito especial, em que a cidade completa 30 anos e conquista uma identidade cultural importante, que é o reconhecimento oficial como a Terra dos Imigrantes”, destaca, referindo-se título estadual oficializado nesta semana.
De acordo com o chefe do Executivo, o município se consolida como uma referência no RS como rota de convergência das imigrações alemã e italiana. Para Kaplan, trata-se de uma forma de reconhecer e valorizar a trajetória de contribuição dos antepassados.

Estande da Emater apresenta métodos de produção sem agrotóxicos
Feira diversificada
A feira comercial, industrial e agropecuária da Expofesta conta com cerca de 90 expositores, de diversos segmentos. Entre eles, está Madalena Kuhn, representante de uma empresa do ramo alimentício de Imigrante. Ela revela que há grande expectativa em relação à presença dos visitantes. “A gente está trabalhando muito para receber bem quem prestigia a feira”, afirma.
As agricultoras Lourdes Beatriz Andrade e Nadir Massoti, do interior de Imigrante, integram o estande da agricultura familiar, junto com a representante da Emater, Cristiane Dexheimer. Além da feira de “alimentos fresquinhos e sem agrotóxico”, o espaço disponibiliza dicas agroecológicas e e sobre o uso de energia solar em pequenas propriedades.
De Lajeado, Kelly Baldassari expõe produtos artesanais. “Esperamos cumprir a nossa meta de vendas nesse evento que terá grande público nos próximos dias”, comenta. Na opinião dela, a Expofesta consiste em um “ótimo programa para as famílias”, devido às atividades da programação, bem como às atrações turísticas de Imigrante.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br