Danças folclóricas, trajes típicos, baile e chope gelado. Essas são algumas das atrações da 16ª Schlachtfest, promovida pela Associação Artístico-Cultural Teutônia, que enaltece os costumes alemães. O evento inicia às 19h30min deste sábado, 12, no Centro Comunitário Redentor, no bairro Canabarro.
Cerca de 700 pessoas são aguardadas para a atividade, que também é conhecida como Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. Estão confirmadas apresentações artísticas de mais de 20 entidades, de municípios dos vales do Taquari, do Rio Pardo, do Caí e do Paranhana.
O evento terá ainda show da Banda Happy Brass, jogos germânicos, como bolão de mesa, serra de duas pontas, entre outras brincadeiras, além de espaço destinado para a recreação infantil. Haverá também jantar à base de carne suína.
A coordenadora do grupo de danças folclóricas de Teutônia, Tatiani Richter, é uma das organizadoras do evento. Conforme ela, a atividade ocorre a cada biênio, somando mais de 30 anos de história. “Essa festa remete a uma das tradições da imigração alemã, cultivando a dança folclórica, também trazida pelos colonizadores”, afirma.
Segundo Tatiani, o nome Schlachtfest significa “festa do abate”, fazendo referência aos eventos que os colonizadores realizavam quando abatiam os animais. Como na época não havia formas de armazenar a carne por muito tempo, encontros eram promovidos para o consumo do alimento, reunindo a comunidade para auxiliar no corte e no preparo dos embutidos e defumados.
Arte e integração
Cesar Gaussmann integrou o grupo de danças folclóricas por cerca de 15 anos, dos 9 aos 24 anos. Devido a compromissos profissionais, precisou se afastar. Hoje, as duas filhas participam das atividades, nas categorias infantil e infanto-juvenil. Segundo ele, são inúmeros os benefícios que a atividade proporciona.
“Quem puder colocar os seus filhos em grupos de danças germânicas, eu recomendo, pois isso é muito legal. Não é só a questão da dança, mas tem a importância do trabalho em grupo e as amizades que se criam”, destaca. Para ele, também é uma forma de manter vivos os costumes dos antepassados.
Sobre a Schlachtfest, o ex-dançarino considera o evento um grande intercâmbio cultural, devido à presença de dezenas de grupos de dança. A atividade é muito importante para a integração das entidades de diferentes localidades, de modo a fortalecer a tradição germânica, avalia.
Ingressos
Ingressos serão comercializados até as 18h deste sábado, ao preço de R$ 35, com jantar incluso. Interessados podem adquirir a entrada no local da festa, com os integrantes do grupo de danças ou pelo 9 9927-8182, com Tatiani.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br